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Sobre la revista

Foco e Escopo

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A TradTerm acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à tradução e à terminologia, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos (máximo de 50.000 caracteres com espaços), resenhas (máximo de 10.000 caracteres com espaços), debates e outros. A critério da Comissão Editorial, poderão ser aceitas contribuições já publicadas, mas de edição esgotada. A revista não cobra taxas de submissão ou de publicação.

Somente serão aceitos artigos escritos por autores com doutorado ou em coautoria com um(a) doutor(a).

Processo de Avaliação pelos Pares

A TradTerm reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os textos sejam adaptados às normas editoriais da Revista.

Os artigos passarão pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação crítica. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Prevenção de Plágio

A Tradterm, revista científica da Letras USP, dedica-se à publicação de pesquisas inéditas e de alta qualidade na área da Tradução e Terminologia. Reconhecendo a importância da originalidade e da ética na pesquisa, a revista implementa uma série de medidas rigorosas para prevenir e combater o plágio em todo o processo editorial.

Políticas de Prevenção:
Declaração de Originalidade: Todos os autores submetem uma declaração formal atestando a originalidade do trabalho e a inexistência de plágio.

Software para detecção de plágio: A revista utiliza o software iThenticate para realizar uma análise aprofundada de similaridade textual em todos os artigos submetidos.

Comitê Editorial Vigilante: O Comitê Editorial da Tradterm está atento a possíveis indícios de plágio e se reserva o direito de solicitar aos autores esclarecimentos adicionais ou até mesmo recusar a publicação do artigo.

A Tradterm preza pela transparência e pela ética em todo o processo editorial. A revista acredita que a originalidade e a honestidade intelectual são pilares fundamentais para o avanço do conhecimento na área da Tradução e Terminologia.
Ao submeter seu trabalho à Tradterm, você concorda em seguir as políticas de prevenção ao plágio da revista. Acreditamos que, juntos, podemos construir um ambiente acadêmico íntegro e promotor da pesquisa de qualidade.

Histórico do periódico

A revista TradTerm é uma publicação do CITRAT-USP (Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia) e reúne artigos dedicados aos estudos de tradução e de terminologia.

Desde a sua criação, em 1994, a revista tem acolhido uma grande variedade de temas, dentre os quais se destacam aspectos teóricos e práticos da tradução, tradução literária e poética, tradução jurídica e técnica, tradução no âmbito empresarial, tradução de histórias em quadrinhos e humor, tradução audiovisual, ferramentas eletrônicas, linguística de corpus, terminologia e interpretação de conferência.

Em duas décadas de atividade, a TradTerm consolidou-se como referência em seu campo de saber, recebendo contribuições de acadêmicos oriundos de diversas instituições brasileiras, de toda a América e de vários países da Europa, incluindo Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Itália e Noruega.

Para fazer jus ao crescente interesse acadêmico por temas relacionados à tradução e à terminologia, a TradTerm passou em 2010 a ser publicada semestralmente e em 2011 emigrou para o ambiente eletrônico, trazendo uma visibilidade ainda maior às contribuições nela publicadas, além de facilitar o acesso de interessados aos artigos das edições atuais e anteriores.

ISSN: 0104-639X / eISSN: 2317-9511

 

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)

Com base nos estudos realizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE) sobre Chatbots e Inteligência Artificial Generativa em Relação a Publicações Acadêmicas, a Revista Comunicação & Educação delimita as seguintes normas de submissão e avaliação:

1. Chatbots não podem ser listados como autores ou co-autores de nenhum artigo submetido à Revista Comunicação & Educação. Nenhuma ferramenta de IA deve ser utilizada na geração de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico.

Os chatbots não atendem aos critérios de autoria, pois não são capazes de fornecer aprovação final da versão a ser publicada, assumir as responsabilidades pelo trabalho enviado, compreender conflitos de interesse ou gerenciar contratos de direitos autorais e de licença.

2. Caso uma ferramenta de IA for utilizada para coleta de informações, produção de gráficos, análise de banco de dados, entre outras funções relativas ao apoio e sistematização de elementos que serviram à produção do artigo, os autores devem ser transparentes sobre seu objetivo, além de especificar qual chatbot foi utilizado e as demais informações sobre sua aplicação na produção do artigo.

Os autores que usarem ferramentas de IA na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e análise de dados, entre outras funções que não categorizam a produção de texto do artigo, devem ser transparentes ao divulgar tanto no Resumo quanto nos Materiais e Métodos (ou seção semelhante) o tipo de chatbot utilizado, a função desempenhada pelo ferramente de IA e como esse processo ocorreu.

A fim de possibilitar análise científica, incluindo a replicação e a identificação de falsificação, as informações sobre o uso da ferramenta de IA devem ser disponibilizadas em sua totalidade, incluindo também as especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa, a hora e a data da consulta.

3. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aqueles relativos à pesquisa, organização e análise de dados e informações que compõem o artigo. Portanto, são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação.

4. Os editores e pareceristas da Revista Comunicação & Educação não devem em nenhuma circunstância utilizar ferramentas de IA para efetuar as avaliações e análises dos artigos submetidos ao periódico.

Caso ocorra a utilização de qualquer ferramenta de IA durante o processo de análise e avaliação de submissões, os(as) editores(as) e pareceristas devem informar sua utilização (conforme o item 2) e estarem cientes que a avaliação/análise fornecida será desconsiderada do processo editorial.