Monitoramento de terminologia na mídia: o Programa Mais Médicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p199-233Palabras clave:
Saúde Pública, Terminologia, Programa Mais MédicosResumen
No presente estudo, analisa-se a cobertura da Folha de São Paulo em relação ao Programa Mais Médicos, no período de 28 de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2014. Utiliza-se como método o monitoramento de 28 termos-chave extraídos dos objetivos da Lei no 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o programa. Verificou-se que apenas dez dos 28 termos-chave estão entre os 100 lexemas mais frequentes no corpus. O monitoramento dos termos demonstrou-se capaz de comprovar o distanciamento da cobertura do jornal em relação aos objetivos da lei que instituiu o Programa Mais Médicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 César Luz, César Nardelli Cambraia, Eliane Dias Gontijo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).