Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato

Autores/as

  • Amaury Cesar Moraes Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100001

Palabras clave:

Ensino de sociologia, Licenciatura, Formação de professores, Ciências sociais, Ensino médio

Resumen

Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930.

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Publicado

2003-04-01

Número

Sección

Dossiê Ensino Superior

Cómo citar

Moraes, A. C. (2003). Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato . Tempo Social, 15(1), 5-20. https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100001