A sedição pela arte
DOI :
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.183313Mots-clés :
Impresso, Gravura, Sedição, AutoritarismoRésumé
Resenha de Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios, 2020, de Maria Luiza Tucci Carneiro.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Benjamin, Walter. (1936), A obra de arte na época da sua reprodução técnica. Tradução da primeira versão francesa abreviada de Pierre Klossowski em Zeitschrift für Sozialforschung V, Paris – Cahier n. 1, Lib. Alcan. Retomado nas Œuvres choisies, 1959, tradução de Maurice de Gandillac. Texto alemão completo em Schriften I.
Breton, André. (2001), Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro, Ed. Nau.
Carneiro, Maria Luiza Tucci. (2020), Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios/USP/Capes/Fapesp, 2020, 212 p.
Lobato, Monteiro. (20 dez. 1917), “A propósito da Exposição Malfatti” [“Paranoia ou mistificação?”]. O Estado de S. Paulo.
Pedrosa, Mário. (1986), Mundo, homem, arte em crise. São Paulo, Perspectiva.
Teles, Gilberto Mendonça. (1982), Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. Rio de Janeiro, Vozes.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luiz Armando Bagolin 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.