A particularidade do processo de socialização contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200015Parole chiave:
Socialização, Cultura de massa, Identidade social, Instituições sociaisAbstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de socialização do indivíduo contemporâneo a partir do ponto de vista do educador, mais especificamente sob a ótica da sociologia da educação. A autora aborda a particularidade do processo de socialização pela sua contextualização em uma nova configuração sociocultural, tendo como base a concepção de modernidade de Anthony Giddens. Procura também abordar esse fenômeno a partir das contribuições de Émile Durkheim, Peter Berger, Thomas Luckmann e, mais recentemente, François Dubet e Bernard Lahire, enfatizando os limites das concepções clássicas da socialização diante do surgimento de uma cultura midiática.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACCEGA, Maria Aparecida. (2002), “Televisão e escola: aproximações e distanciamentos”. Trabalho apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom, Bahia, Salvador.
BENJAMIN, Walter. (1983), “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Walter Benjamin. São Paulo, Abril, pp. 165-196 (col. “Os Pensadores”).
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. (1983), A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes.
BERGER, Peter & BERGER, Brigitte. (1973), “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCI, Marialice M. & SOUZA MARTINS, José (orgs.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. São Paulo/Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, pp. 200-214.
BOURDIEU, Pierre. (1979), La distinction: critique sociale du jugement. Paris, Minuit.
BOURDIEU, Pierre. (1992), Réponses – avec Löic J. D. Wacquant. Paris, Seuil.
BOURDIEU, Pierre. (2000), Esquisse d’une théorie de la pratique – précedé de trois études d’ethnologie kabyle. Paris, Seuil.
CHARLOT, Bernard. (2000), Da relação com o saber, elementos para uma teoria. Porto Alegre, Artmed.
CUCHE, Denys. (1999), A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc.
DAYRELL, Juarez. (2000), A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em Belo Horizonte. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
DAYRELL, Juarez. (2002) “O rap e o funk na socialização da juventude”. Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação, 28(1): 117-136, jan./jun., São Paulo, USP.
DUBAR, Claude. (2000), La socialisation. Paris, Armand Collin.
DUBAR, Claude. (1997), A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto, Editora Porto.
DUBET, François. (1996), A sociologia da experiência. Lisboa, Instituto Piaget.
DUBET, François. (1998), “A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização”. Contemporaneidade e Educação, ano III, 3: 27-33, mar., São Paulo.
DURKHEIM, Émile. (1978), Educação e sociologia. São Paulo, Melhoramentos.
DURKHEIM, Émile. (1995), A evolução pedagógica. Porto Alegre, Artes Médicas.
FERNANDES, Heloisa. (1994), Sintoma social dominante e moralização infantil. São Paulo: Edusp/Escuta.
FORACCI, Marialice M. & SOUZA MARTINS, José (orgs.). (1980), Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro/São Paulo, Livros Técnicos e Científicos.
FORACCI, Marialice M. & PEREIRA, Luis (orgs.). (1973), Educação e sociedade. Rio de Janeiro, Companhia Editora Nacional.
FREUD, Sigmund. (1974), “O mal-estar na civilização”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro, Imago.
GIDDENS, Anthony. (1991), As conseqüências da modernidade. São Paulo, Editora da Unesp.
GIDDENS, Anthony. (1994). Modernidade e identidade pessoal. Oeiras, Celta.
GOFFMAN, Erving. (1975), A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes.
GOMES, Jerusa G. (1988), “Do campo à cidade: as transformações nas práticas educativas familiares”. Cadernos de Pesquisa, 64: 48-56, fev., São Paulo.
GOMES, Jerusa G. (1989), “Socialização: um problema de mediação?”. Revista Psicologia, 1: 57-65, São Paulo, USP.
HALL, Stuart. (1997), “A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo”. Educação e Realidade, 22 (2): 15-45, Porto Alegre.
LAHIRE, Bernard. (1998), L’homme pluriel. Paris, Nathan.
LAHIRE, Bernard. (2002), Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, Vozes.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. (1995), Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. (2000), Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo, Senac.
(2002). La educación desde la comunicación. Enciclopedia Latinoamericana de Sociocultura y Comunicación. Buenos Aires, Grupo Editorial Norma.
MEAD, George. (1963), L’esprit, le soi et la société. Paris, Puf.
MORIN, Edgar. (1984), Cultura de massa no século XX – o espírito do tempo – 1. Neurose. Rio de Janeiro, Forense-Universitária.
ORTIZ, Renato. (1988), A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo, Brasiliense.
PARSONS, Talcott. (1973a), “Papel e sistema social”. In: Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, pp. 47-55.
PARSONS, Talcott. (1973b), “A interação social”. In: Homem e sociedade. São Paulo, Companhia Editora Nacional, pp. 56-59.
RIBEIRO, José Quirino. (1973), “Formas do processo educacional”. In: FORACCI, Marialice M. & PEREIRA, Luis. (orgs.). Educação e sociedade. Rio de Janeiro, Companhia Editora Nacional, pp. 70-87.
ROCCO, Maria Tereza F. (1999), “Televisão e educação: um canal aberto”. In: FIGUEIREDO, Vera Lúcia (org.). Mídia e educação. Rio de Janeiro, Gryphus, pp. 51-73.
SENGALEN, Martine. (1999a), História da família. Lisboa, Terramar, vol. 4.
SENGALEN, Martine. (1999b), Sociologia da família. Lisboa, Terramar.
SETTON, Maria da Graça J. (2002a), “Família, escola e mídia: um campo com novas configurações”. Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, 28 (1): 107-116.
SETTON, Maria da Graça J. (2002b), “A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma interpretação contemporânea”. Revista Brasileira de Educação. Anped – Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação, jan./abr., pp. 60-70.
SIMMEL, Georg. (1977), Filosofía del dinero. Madrid, Instituto de Estudios Políticos.
SINGLY, François de. (2000a), O eu, o casal e a família. Lisboa, Publicações Dom Quixote.
SINGLY, François de. (2000b), Família e individualização. Rio de Janeiro, Editora FGV.
THOMPSON, John B. (1995), Ideologia e cultura moderna. Petrópolis, Vozes.
VAN ZANTEN, Agnès & DURU-BELLAT, Marie. (1999), Sociologie de l’école. Paris, Armand Colin.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Tempo Social
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.