Reflexões sobre as condições sociais de produção da sociologia da educação: primeiras aproximações

Autores

  • Luiz Antonio Cunha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v4i1/2.84934

Palavras-chave:

Educação, Sociologia da Educação, Universidade, Reforma universitária, Pesquisa acadêmica, Diletantismo docente

Resumo

A despeito do notável desenvolvimento da pesquisa universitária no Brasil dos anos recentes, a educação é muito pouco valorizada como objeto de pesquisa e de especialização temática pelos sociólogos brasileiros. A situação já foi diferente tendo sico a Sociologia da Educação campo fecundo de produção de conhecimento nos anos 1950 e 60. O artigo procura pôr o problema dessa desvalorização, de forma a tentar explicá-la a partir das condições sociais de produção imediatamente universitárias, ligadas à organização interna do ensino e da pesquisa, à "nova" divisão social do trabalho acadêmico, resultante da Reforma Universitária de 1968 patrocinada pelo regime militar, que criou as Faculdades de Educação. No decorrer da explanação, o autor enfatiza, como problema correlato, o diletantismo docente.

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Biografia do Autor

  • Luiz Antonio Cunha, Universidade Federal Fluminense
    Sociólogo, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

1992-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cunha, L. A. (1992). Reflexões sobre as condições sociais de produção da sociologia da educação: primeiras aproximações. Tempo Social, 4(1/2), 169-182. https://doi.org/10.1590/ts.v4i1/2.84934