Dossiê 48: Produção, circulação, leitura e ensino de literatura: perspectivas ibero-afro-americanas

2024-03-28

Produção, circulação, leitura e ensino de literatura: perspectivas ibero-afro-americanas

Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano, escrever e ler literatura são atividades que favorecem os processos de constituição e reconstituição de nossas identidades individuais e coletivas, promovendo cidadania e nos ajudando a viver, conforme identifica Michèle Petit. Em contextos institucionais, em especial nas escolas e universidades, a literatura ganha sistematização e contornos didáticos, demandando reflexões e práticas orientadas por objetivos e metodologias que devem dialogar com os desafios apresentados por diferentes contextos históricos e comunitários.

Nesse sentido, ao tratarmos de questões relativas à leitura literária, devemos considerar que a experiência dos/as leitores/as com o texto é permeada por uma complexidade de fatores que garantem mais ou menos a efetividade desse encontro em direção à produção de sentidos e ao senso de pertencimento social. Daí a importância de pesquisas que levem em conta os aspectos contextuais que dizem respeito à produção literária e à circulação e recepção dos textos especialmente na esfera do ensino, essencial para o acesso das classes mais empobrecidas à literatura em realidades como a latino-americana e a de países africanos, nas quais as marcas da colonização se fazem presentes até os dias atuais.

Neste número da Revista Via Atlântica, serão publicados artigos que, atentos às especificidades dos contextos ibero-afro-americanos - contextos de ameaça constante à democracia, maior ou menor escassez de políticas públicas, dificuldade de acesso a livros e bibliotecas, entre outros aspectos políticos e sociais -, abordem temas que permitam discutir experiências construídas a partir dos objetos literários, no tocante à sua produção, circulação e/ou recepção. Entre esses temas, merecem destaque: leitura e escrita de literatura em espaços institucionais; leitura e escrita literárias e autoatualização; formação de professores de literatura; educação literária e desafios contemporâneos; estratégias de mediação do texto literário; curadoria de autores e textos; literatura e políticas públicas; literatura e práticas emancipatórias; literatura e marcadores sociais da diferença; projetos de promoção e difusão da leitura; oficinas de escrita literária; leitura subjetiva; experiências de leitores empíricos.

Autores/as podem submeter artigos ou ensaios, escritos em Português, Inglês ou Espanhol, para qualquer uma das seguintes seções

  1. Dossiê, para os manuscritos diretamente relacionados à proposta do volume;
  2. Outros Textos, para os manuscritos de temática livre, mas relacionados ao foco e escopo da Via Atlântica;
  3. Resenhas;
  4. Entrevistas com autores ou acadêmicos cujas atividades estão relacionadas ao foco e escopo da revista.

Organizadores: Ana Crélia Dias (UFRJ), Gustavo Bombini (UBA - Argentina), Maria Coelho Araripe de Paula Gomes (CAp - UFRJ), Vima Lia de Rossi Martin (USP).

Prazo para a submissão: 28 de março a 30 de setembro de 2024.

Procedimento para a submissão: todos os manuscritos devem ser submetidos utilizando a seguinte plataforma  http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/. Os Autores devem se registar como usuários da revista e, assim, submeterem seus manuscritos. Manuscritos que não forem submetidos pela plataforma indicada e que não estejam em conformidade com as normas de apresentação serão desconsiderados.

Normas de apresentação e política editorial: todas as informações referentes às normas, formatação de textos, avaliação e outras questões relacionadas ao processo de submissão podem ser consultadas no site a revista: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/about/submissions%23authorGuidelines

Contato: viaatlantica@usp.br