Temas de literatura e cultura: os desafios da educação literária no sistema de ensino timorense
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i31.119585Palavras-chave:
Timor-Leste, ensino, reestruturação curricular, literatura, identidadeResumo
Este texto apresenta sucintamente o programa da nova disciplina de Temas de Literatura e Cultura que, desde janeiro de 2012, passou a integrar a Componente de Ciências Sociais e Humanidades do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste, em resultado do projeto de reestruturação curricular levado a cabo por uma equipa coordenada pela Doutora Isabel P. Martins, da Universidade de Aveiro (Portugal), dando conta dos princípios que nortearam a sua criação e esclareceram as escolhas curriculares realizadas. Analisa o seu processo de implementação no terreno, as principais dificuldades encontradas e antecipa alguns dos desafios futuros com vista ao desenvolvimento da educação literária num país sem tradição do seu ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ana Margarida Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).