Percurso da obra poética de Rui Knopfli e Manuel Alegre: uma escrita de si
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i31.131614Palavras-chave:
Literatura Comparada, Literaturas de Língua Portuguesa, Escrita de Si, exílio.Resumo
O artigo pretende apresentar uma breve análise sobre o percurso poético da obra do moçambicano Rui Knopfli (1932-1997) e da do português Manuel Alegre (1936-) em correlação com experiências públicas, de ordem sócio-histórico-política, em particular o exílio, daqueles sujeitos autores. Para tanto, aborda os conceitos de escrita de si (M. Foucault) e de literatura viva (José Régio e Emerson da Cruz Inácio), aponta os (des)caminhos daquelas produções literárias e, então, para melhor estudá-los, associa eventos e discussões quanto a deslocamentos geográficos (exílios e 'desexílios', a partir de E. Said e M. Benedetti) e subjetivos ('insílios', com Paul Ilie e Miriam Lidia Volpe).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kelly Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).