CONTO-REPORTAGEM: JORNALISMO, LITERATURA E INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145308Palavras-chave:
Conto, reportagem, revista, indústria cultural brasileira.Resumo
“Um dia no cais”, de João Antônio, foi publicado na revista Realidade sob a categorização de “conto-reportagem”. Tal designação nos faz supor a mistura, em texto, de dois diferentes gêneros textuais oriundos da literatura e do jornalismo: o conto e a reportagem. Pois a despeito de sua relação (ou não relação) com os gêneros canônicos aos quais faz referência, neste estudo abordamos a ligação existente entre o termo “conto-reportagem”, até então inédito no país, a revista Realidade – com suas características próprias – e a atuação e desenvolvimento de uma ainda incipiente indústria cultural brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).