Persuasion e tradição: a questão da autoria feminina
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154998Palavras-chave:
Antonio Candido, Jane Austen, autoria feminina, mulheres, tradiçãoResumo
Pensar os desdobramentos sociais do texto e o caráter emancipatório da literatura foi uma das maiores contribuições de Antonio Candido para a teoria literária —brasileira e mundial. Aplicando técnicas de análise propostas pelo crítico, o artigo investiga a formação de uma tradição feminina vinculada ao surgimento do romance. Para isso, foi analisada obra Persuasion, de Jane Austen. Em sua estrutura interna, a narrativa traz uma discussão sobre o lugar da mulher num contexto editorial de monopólio masculino; nela, a voz da escritora, que enfrentou o desafio da autoria, perpassa a fala da heroína, refletindo sobre as relações entre gênero e o controle da produção de informação e arte.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Débora Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









