A escrita de mulheres e a escrita sobre mulheres na revista goesa O Académico (1940 – 1943)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i36.160336Palavras-chave:
escrita das mulheres, escrita de homens sobre mulheres, imprensa periódica, O Académico, GoaResumo
Este artigo discute textos escritos sobre mulheres por homens e mulheres na revista goesa O Académico (1940-1943). Embora não tenha sido particularmente voltada à leitoras, mas a um público mais amplo – a “juventude goesa” – a revista contém artigos que abordam a questão da mulher nas esferas da ciência, da política e da literatura. Como um dos seus objetivos era “emancipar intelectualmente a juventude goesa”, entendemos que a educação das jovens de Goa estava no escopo da publicação, colocando a questão de gênero também como central. Identificamos um desejo de modernização por parte da intelligentsia goesa que compunha o corpo editorial da revista a partir de uma preocupação com ideias mais progressistas e da presença consistente de escritoras no espaço público proporcionado por O Académico.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Viviane Souza Madeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









