O arranjo cultural: capital, gênero e os tempos de estudos americanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i40.173472Palavras-chave:
Literatura mundial, Literatura comprada, Teoria literáriaResumo
Franco Moretti (2005) afirma que as formas narrativas a que chamamos de gêneros têm longevidades perceptíveis, devido ao seu uso relativo e valor de troca como mercadorias culturais. Concentrando-se no romance europeu pós-1800, ele argumenta que gêneros específicos têm um ciclo de vida de cerca de 25-30 anos antes de sua eficácia no mercado se desgastar. Por que, no entanto, os gêneros não apenas têm um padrão ondulatório de ascensão e queda, mas também diminuem (ou reaparecem) em aglomerados em pontos de inflexão, como "final de 1760, início de 1790, final de 1820, 1850, início de 1870 e meados da década de 1880”? Esse movimento em grupo significa, para Moretti, a presença de uma “explicação causal [que] deve ser externa aos gêneros e comum a todos: como uma mudança repentina e total de seu ecossistema. Ou seja, uma mudança em seu público. Livros sobrevivem se são lidos e desaparecem se não o são: e quando todo um sistema genérico desaparece de uma vez, a explicação mais provável é que seus leitores desapareceram de uma vez ”. O desaparecimento de gêneros agregados marca o tempo de vida de uma "geração", uma duração do "clima mental" particular dos leitores.
Downloads
Referências
BERCOVITCH, Sacvan and Myra JEHLEN, eds. Ideolo-gy and classic American literature. Cambridge: Cam-bridge University Press, 1988.
DAVIDSON, Neil. Uneven and combined develop-ment: modernity, modernism, revolution. https://core.ac.uk/download/pdf/84340602.pdf. Accessed 1 June 2019.
DAVIS, David Brion. Some themes of counter-subver-sion: An analysis of anti-Masonic, anti-Catholic, and anti-Mormon literature. The Mississippi Valley Histori-cal Review 47(2): 20524, 1960.
DECKARD, Sharae, and Stephen SHAPIRO. World li-terature, neoliberalism, and the culture of discontent. New York: Palgrave, 2019.
DENNING, Michael. Mechanic accents: Dime novels and working-class culture in America London: Verso, 1987.
DENNING, Michael. The cultural front: The laboring of American culture in the twentieth century. 2nd ed. London: Verso 2011.
FEIDELSON, Charles. Symbolism and American litera-ture. Chicago: University of Chicago Press, 1953.
GRAMSCI, Antonio. Selections from the Prison Note-books. Trans. Q. Hoare and G.N. Smith. New York: In-ternational Publishers, 1971.
HARVEY, David. The limits to capital. Oxford: Bla-ckwell, 1982.
HARVEY, David. Paris, capital of modernity. New York: Routledge. Hofstadter, Richard. 1954–1955.
HOFSTADTER, Richard. The pseudo-conservative re-volt. The American Scholar 24(1): 9–27, 2003.
HOFSTADTER, Richard. The paranoid style of American politics. Harper’s Magazine November: 77–86, 1964a.
HOFSTADTER, Richard. The paranoid style in Ame-rican politics and other essays. New York: Alfred A. Knopf, 1964b.
JAMESON, Fredric. 1979. Reification and utopia in mass culture. Social Text 1: 130–48, 1979.
KUKLICK, Bruce. Myth and symbol in American Stu-dies. American Quarterly 24: 435–450, 1972.
LEWIS, R. W. B. The American Adam: Innocence, tra-gedy, and tradition in the nineteenth century. Chica-go: University of Chicago Press, 1955.
LUXEMBURG, Rosa. The accumulation of capital. Trans. A. Schwarzschild. New Haven: Yale University Press, 1951.
MARX, Karl. Le Capital. Paris: Gallimard, 1963.
MARX, Karl. Capital. New York: International Publishers, 1967.
MARX, Karl. Capital: Volume 2. Trans. D. Fernbach. London: Penguin, 1978.
MARX, Karl. Das Kapital: Kritik der politischen ökonomie. Erster band Hamburg 1890. Berlin: Dietz Verlag, 1991.
MARX, Karl. Le Capital. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.
MARX, Leo. The machine in the garden: Technology and the pastoral ideal in America. New York: Oxford University Press, 1964.
MORETTI, Franco. Graphs, maps, trees: Abstract mo-dels for literary history.London: Verso, 2005.
ROGIN, Michael Paul. Ronald Reagan, the movie and other episodes in political demonology. Berkeley: University of California Press, 1987.
SANFORD, Charles L. The quest for paradise: Europe and the American moral imagination. Urbana: Univer-sity of Illinois Press, 1961.
SHAPIRO, Stephen. The culture and commerce of the early American novel:Reading the Atlantic world-system. University Park: Penn State University Press.Shapiro, Stephen. 2008b. Transvaal, Transylvania: Dracula’s world-system and Gothic periodicity. Gothic Studies 10 (1): 29–47, 2008.
SHAPIRO, Stephen. The Weird’s World-system: The long spiral and literarycultural studies. Paradoxa 28: 256–277, 2016.
SHAPIRO, Stephen. The culture of realignment: Enli-ghtened and ‘I can’t breathe’. In Navigating the trans-national in modern American literature and culture: Axes of influence, eds. Doug Haynes and Tara Stubbs: 141–161. London: Routledge, 2017a.
SHAPIRO, Stephen. The cultural fix: Social labor--power and capital’s long spiral. In Ecologies, technics, & civilizations I: Capitalism’s ecologies, MOORE, Jason W. and D.C. GILDEA, eds. Oakland, CA: PM Press, 2020.
SHAPIRO, Stephen and Philip Barnard. Pentecostal modernism: Lovecraft, Los Angeles, and world-sys-tems culture. London: Bloomsbury, 2017b.
SMITH, Henry N. Virgin land: The American West as symbol and myth. Cambridge: Harvard University Press, 1950.
TRACHTENBERG, Alan. Brooklyn Bridge: Fact and symbol. New York: Oxford University Press, 1965.
WARD, John William. Andrew Jackson: symbol for an age. New York: Oxford University Press, 1953.
WARWICK RESEARCH COLLECTIVE (WReC). Combi-ned and Uneven Development: Towards a New Theory of World-Literature. Liverpool: Liverpool University Press, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Steven Shapiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).