Uma história de amor pela terra: o fenômeno literário de Torto arado – entrevista com Itamar Vieira Junior
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i41.188769Palavras-chave:
Itamar Vieira Junior, Torto arado, Narrativas de Resistência, Escritas da AlteridadeResumo
Bibiana e Belonísia, irmãs protagonistas do romance Torto Arado, têm suas vidas entrelaçadas por um trágico incidente. O enredo se passa no interior da Bahia, na Chapada Diamantina, uma região que recebeu um contingente grande de trabalhadores, submetidos a situação degradante de trabalho, análoga à escravidão, terra que o escritor baiano Itamar Vieira Junior percorreu como servidor do Incra e que o inspirou a escrever uma história de resistência, de insubordinação social, pela força do povo, pela força da paisagem e das histórias de vida das pessoas que ali habitam: uma verdadeira saga épica, conforme reitera o próprio autor nesta entrevista. O romance é narrado em primeira pessoa por três narradoras, que se alternam, uma em cada um dos três capítulos que compõem o livro, uma força de vozes femininas que vai dar vida e poder à narrativa. É essa narrativa de resistência, intrigante e atemporal, premiada no Brasil e no exterior, que constitui o tema da entrevista realizada com Itamar Vieira Junior.
Downloads
Referências
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natália Souza Noro, Marta Aparecida Garcia Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).