As estratégias de consagração literária de António Botto
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i41.189750Palavras-chave:
António Botto, literatura portuguesa, biografia, autoficçãoResumo
O presente artigo investiga a busca de legitimidade do poeta português António Botto mediante a análise das estratégias empreendidas por ele para se autopromover enquanto escritor de sucesso. Assim, através da pesquisa na imprensa brasileira, refletimos acerca da repercussão de sua estadia no Brasil (1947-1959), pois a travessia transatlântica representou para o poeta a possibilidade de retomar o prestígio de escritor reconhecido, lugar que que já declinava no círculo literário português. Para tanto, avaliamos os esforços de Botto na construção de sua própria trajetória literária, em que continuamente mesclou dados reais com fatos imaginados, revelando uma grande capacidade de autoinvenção.
Downloads
Referências
BOTTO, António. Fátima: Poema do Mundo. Rio de Janeiro: [s. n.], 1955.
BOTTO, António. Poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.
BOTTO, António. Regresso. São Paulo: Clube do Livro, 1949.
DOSSE, François. A biografia à prova da identidade narrativa. Escritas Do Tempo, Unifesspa, n.2, p.7-36, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1249. Acessado em: 10 ago 2021.
KLOBUCKA, Anna. A invenção do eu: apontamentos sobre a vida virtual de António Botto. Forma Breve, Universidade de Aveiro, n. 7. p. 61-78, 2009. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/6469. Acessado em: 10 ago 2021.
KLOBUCKA, Anna. As homopaisagens brasileiras de António Botto. Iberic@l, Revue d’études ibériques et ibéro-américaines, Sorbonne, n. 9, p.89-102, 2016. Disponível em: Iberic@l, Revue d’études ibériques et ibéro-américaines. Disponível em: https://www.academia.edu/26337154/As_homopaisagens_brasileiras_de_Ant%C3%B3nio_Botto. Acessado em: 05 ago 2021.
KLOBUCKA, Anna. O mundo gay de António Botto. Lisboa: Documenta, 2018.
LUGARINHO, Mário César. “Literatura de Sodoma”: o cânone literário e a identidade homossexual. Gragoatá, Universidade Federal Fluminense, n. 14, p.133-145, 2003. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33451. Acessado em: 08 ago 2021.
MARTINS, Ricardo Marques. Artimanhas de Eros: aspectos do erotismo e do esteticismo na poética de António Botto. 145p. Tese (Doutorado em Estudos Literário) – Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 2013. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/estudos_literarios/2890.pdf
PITTA, Eduardo. “Toda ousadia será castigada”. In: BOTTO, António. Poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.
SALES, Antonio Augusto. António Botto no Brasil. Disponível em Estrolábio: https: //estrolabio.blogs.sapo.pt/tag/ant%C3%B3nio+botto (2011). Acesso em 15 de jun. de 2020.
SALES, Antonio Augusto. António Botto: real e imaginário. Lisboa: Livros do Brasil, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Oscar José de Paula Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).