Clarice à beira ou o avesso da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i42.190119

Palavras-chave:

Narrativa juvenil, Livro ilustrado, Livro objeto, Experimentalismo estético, Cânone literário

Resumo

Em Clarice, uma garota reflete sobre o entorno de mistério em que se encontra desde que sua mãe desapareceu e seu pai foi embora sem explicações. Buscando entender tais acontecimentos, ela permanece imersa em seus pensamentos, sem saber que o culpado é o regime ditatorial brasileiro, pano de fundo do romance. Aqui, texto visual e verbal se unem para formar aos olhos do leitor o quebra-cabeça da mente de Clarice, e é assim que o pensamento do livro ilustrado é transposto para uma obra juvenil, gênero que trabalha tradicionalmente apenas com texto. O resultado é uma narrativa que se transforma em objeto para além da palavra, dispondo dos mais variados recursos na composição de seu significado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mell Brites, Universidade Estadual Paulista - Assis

    MELL BRITES é Editora Executiva da divisão infantil do grupo Companhia das Letras, doutoranda em letras pela Unesp-Assis e mestra em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. Ministra um curso livre de aperfeiçoamento sobre literatura infantil no Instituto Tomie Ohtake e é professora convidada da Pós Graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. À frente do selo Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália). Foi bolsista na Internationale Jugendbibliothek (Munique, Alemanha) em 2018 e publicou diversos artigos e resenhas sobre o universo da literatura infantil. 

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado (orgs.). Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2010.

BECKETT, Sandra. Crossover Fiction: Global and Historical Perspectives. Nova York/ Londres: Routledge, 2010.

BECKETT, Sandra. (ed.) Transcending Boundaries: Writing for a Dual Audience of Children and Adults. Nova York/ Londres: Routledge, 1999.

BORELLI, Sílvia Helena Simões. Ação, suspense, emoção: literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: EDUC/ Estação Liberdade, 1996.

BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DALCASTAGNE, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

FRANÇA, Lisa. “As vias simbólicas para combater o mal-estar na infância e na adolescência”. In: AGUIAR, V. T.; CECCANTINI, J. L.; MARTHA, A. A. P. (orgs.). Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2010.

LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MARTINS, Gilberto Figueiredo. Estátuas invisíveis: experiências do espaço público na ficção de Clarice Lispector. São Paulo: Edusp/ Nankim, 2010.

MELLO, Roger. Clarice. São Paulo: Global Editora, 2018.

MELLO, Roger. Enreduana. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018b.

MELLO, Roger. Inês. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.

MELLO, Roger. Carvoeirinhos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.

MELLO, Roger. Contradança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.

MELLO, Roger. "The Sound of Clarice's Silences". Estocolmo: Silence and Silencing in Children's Literature, 24o Congresso Internacional da International Research Society of Children’s Literature, 2019.

NIKOLAJEVA, Maria. Children’s Literature Comes of Age: Toward a New Aesthetic. Nova York/ Londres: Routledge, 1996a.

NIKOLAJEVA, Maria. Introduction to the Theory of Children’s Literature. Tallinn: Tallinn Pedagogical University, 1996b. [material não publicado]

NUNES, Lygia Bojunga. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2010.

NUNES, Lygia Bojunga Corda bamba. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2011.

PERRONE-MOISES, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo, Companhia das Letras, 2016.

QUEIROS, Bartolomeu Campos de. Vermelho amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Outros Textos

Como Citar

BRITES, Mell. Clarice à beira ou o avesso da infância. Via Atlântica, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 346–374, 2022. DOI: 10.11606/va.i42.190119. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/190119.. Acesso em: 21 dez. 2024.