Saudosa maloca e os deserdados de dois mundos: aspectos do imaginário italiano em um clássico do samba brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i41.190748Palavras-chave:
Adoniran Barbosa, análise semiótica, estudos do imaginário, migração, diásporaResumo
Pelo menos duas canções italianas de peso apresentam aproximações com relação a Saudosa Maloca (1951): Casetta de Trastevere (1931) e Picón, dàgghe cianìn (1957). Compartilhando diversas estruturas narrativas e discursivas, sua similaridade contrasta com o afastamento de sambas de época e temática próximas como A favela vai abaixo (1928) e Praça onze (1942). Conclui-se que a composição expressa, dentro de uma estética brasileira, um drama universal apresentado dentro de uma perspectiva que segue de perto cânones solidamente consolidados dentro do imaginário italiano, evidenciando marcas daquela ancestralidade na obra de seu autor para muito além da superficialidade de algumas pontuais escolhas lexicais.
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