A literatura portuguesa na educação básica: uma história de futuro?
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i2.191092Palavras-chave:
literatura brasileira, vestibular, Enem, lusofoniaResumo
Este artigo se propõe discutir o lugar contemporâneo da literatura portuguesa entre as leituras literárias da Educação Básica. Para isso, aborda-se a função de reforço do paradigma vernáculo que a literatura portuguesa assumiu no ensino de Língua Portuguesa desde o Império. Depois, analisa-se a presença da literatura portuguesa em uma amostra de listas de obras literárias para os vestibulares de IES brasileiras e de questões de Língua Portuguesa do ENEM. Por fim, ainda se verifica nessa amostra se a lusofonia, em consonância com algumas políticas públicas, não se mostraria como o novo paradigma de leitura literária. A análise indica pouca expressividade da literatura portuguesa na amostra.
Downloads
Referências
CEREJA, William. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.
FIDELIS, Ana Claudia e Silva. Do cânone literário às provas de vestibular: canonização e escolarização da literatura. 2008. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269463. Acesso em: 11 ago. 2019.
LAET, Carlos; BARRETO, Fausto. Antologia nacional. 14. ed. São Paulo; Belo Horizonte: Luiz Alves, 1929. Disponível em: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=107917. Acesso em: 21 jan. 2021.
LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MOREIRA, João A. Literatura portuguesa deixa de ser obrigatória no Brasil. Diário de Notícias, 2016. Disponível em: https://www.dn.pt/sociedade/literatura-portuguesa-deixa-de-ser-obrigatoria-no-brasil-5039149.html. Acesso em: 21 jan. 2021.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Aquém do eu, além do outro. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego, por Bernardo Soares. Seleção e intro. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Brasiliense, 1986.
RABELO, Marques. Antologia escolar portuguesa. Rio de Janeiro: [s. n.], 1970.
RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de portugues e de literatura (1838-1971). 2000. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270144. Acesso em: 27 jul. 2018.
REIS, Carlos. Diversidade e cânone literário: cinco teses. In: REIS, Carlos. Pelos mares da língua portuguesa. Aveiro: Editora UA, 2017. p. 29-44.
SARAIVA, Arnaldo. Minha pátria é a Língua Portuguesa. Acta Semiótica e Lingvistica, João Pessoa, v. 15, n. 1, 2010.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CELDON FRITZEN

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).