Refrações de um olhar poético: o herói esparso de Luís Vaz de Camões
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i42.195036Palavras-chave:
Luís de Camões, Os Lusíadas, herói, Vasco da Gama, povo portuguêsResumo
No âmbito do presente artigo, analisa-se o heroísmo que está patente n’Os Lusíadas, desconstruindo-se a ideia de que uma só figura de herói nessa obra se encontra. Demonstra-se que as descrições levadas a cabo por Luís de Camões não seguem à letra modelos greco-latinos, como o poderão ser a Odisseia, a Ilíada ou a Eneida, dado que os comportamentos heroicos retratados – ou desejados – se encontram esparsos por várias personagens (literárias e extraliterárias). Na senda desta refração do ideal heroico, o discurso poético revela-se plurifacetado e polissêmico, uma vez que o olhar épico – e mesmo lírico – sobre o passado serve de exemplo para – e de reflexão sobre – façanhas vindouras.
Downloads
Referências
ALVES, Hélio J.S. Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista. Coimbra: CIEC, 2001.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Luís de Camões: Ensombramentos e descobrimentos. Cadernos de literatura. Instituto Nacional de Investigação Científica / Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, Coimbra, n. 5, p. 23-29, Abril, 1980.
ARISTOTE. Rhétorique [formato Ebook]. Paris: Flammarion, 2010.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 2003.
LOURENÇO, Eduardo. Poesia e Metafísica. Camões, Antero, Pessoa. Lisboa: Sá da Costa, 1983.
MATOS, Maria Vitalina Leal de. Camões: Sentido e Desconcerto. Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2011.
SARAIVA, António José. Estudos sobre a arte d’Os Lusíadas. Lisboa: Gradiva, 2002.
SENA, Jorge de. Trinta anos de Camões. Lisboa: Edições 70, 1980, 2 vols.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos. Lisboa: Cotovia, 2008.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e (coord.). Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho, 2011.
PROUST, Marcel. Sur la lecture [formato Ebook]. Paris: La République des Lettres, 2012.
SCHMIDT, Joël. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Lisboa: Edições 70, 2002.
PESSOA, Fernando. Sentir tudo de todas as maneiras. In: Passagem das Horas. Álvaro de Campos – Livro de Versos. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/821>. Acesso em 16 fev 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mafalda Sofia Borges Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).