Esse cacilheiro sou eu: despertença em Tornado de Teresa Noronha
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i1.199296Palavras-chave:
exílio, relações raciais, MoçambiqueResumo
Este artigo debruça-se sobre o recente romance de Teresa Noronha, Tornado (2021), o qual recebeu, da Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio Maria Velho da Costa. Partindo do livro de memórias Out of Place (1999), de Edward Said, em que o crítico literário explora o conceito de exílio como uma forma de habitar o espaço com a consciência constante de que não se está em casa, pretende-se examinar como o romance de Noronha se rende e, ao mesmo tempo, expande esse conceito tão caro a Said. Ao mesmo tempo, tenho como intenção analisar a complexa rede das relações ditas raciais em Moçambique, e como elas contribuíram para a formação de um eu marcado pela diferença e, consequentemente, para o seu estilhaçamento interior. O sentimento de despertença conduz a narradora a um exílio interior e, posteriormente, exterior em busca de si mesma.
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