Margens do Atlântico em português: persistências coloniais e insurgências na literatura e a na arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i41.199460Palavras-chave:
Estudos Afro-atlânticos, Estudos pós-coloniais, Literaturas comparadasDownloads
Referências
APPADURAI, Arjun. Disjuncture and difference in the global cultural economy. Public Culture, n.2, 1990, p. 1-24.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Trad. Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão, Arnaldo Marquês da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
BUTLER, Judith, SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Quem canta o Estado-nação? Língua, política, pertencimento. Trad. Vanderlei J. Zacchi, Sandra Goulart Almeida. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2018.
CARNEIRO, Amanda, MESQUITA, André, PEDROSA, Adriano (Orgs.). Histórias afro-atlânticas: [vol 2] antologia. São Paulo: MASP, 2018.
DI CESARE, Donatella. Stranieri e residenti. Una filosofia della migrazione. Torino: Bollati Boringhieri, 2017.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. SOVIK, Liv (Orgs.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
PRATT, Mary Louise (1991) Arts of the Contact Zone. In BARTHOLOMAE, David, PETROKSKY, Anthony (Edit.). Ways of Reading: an Anthology for Writers. New York: Bedford/St. Martin’s, 1999, p. 485-497.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: editora UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luca Fazzini, Emerson da Cruz Inácio, Roberto Francavilla
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2019/27834-5