A pervivência de formas e temas nas cantigas do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i2.199773Palavras-chave:
cantigas medievais, forma fixa, Cancioneiro Geral de Garcia de ResendeResumo
Minha proposta para este artigo é analisar a pervivênvia da cantiga medieval nas criações dos poetas palacianos portugueses. Pretendo mostrar as características da nova cantiga e apresentar exemplos delas adicionando análises pertinentes. A cantiga quinhentista, assim como o vilancete, é uma composição de forma fixa, sendo a constante aquela de quatro ou cinco versos no mote e oito ou dez na glosa. No entanto, no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, 1516, muitas delas não seguem esse esquema, apresentando glosas que variam entre nove e onze versos. A nova cantiga apresenta a criatividade dos poetas portugueses e também castelhanos dos séculos XV e XVI.
Downloads
Referências
FONTES PRIMÁRIAS
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, Estudo Bibliográfico e Notas por Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2002.
BELTRAN, Vicenç. Las formas fijas. In História de la métrica medieval castellana. Coord. Fernando Gómez Redondo. San Millán de la Cogolla: Cilengua, 2016, pp. 541-558.
CANCIONEIRO Geral de Garcia de Resende. Fixação do texto e estudo por Aida Fernanda Dias. Maia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990-1993. Volumes I a IV.
CANCIONERO General de Hernando del Castillo. Ed. Joaquín González Cuenca. Madri: Ed. Castalia, 2004, Tomos I-V.
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA
LE GENTIL, Pierre. La poésie lyrique espagnole et portugaise à la fin du Moyen âge: les thèmes, les genres et les formes. 2 vol. Rennes: Plihon, 1949-52.
MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Cancioneiros medievais galego-portugueses. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MONGELLI, Lêmia Márcia. Fremosos cantares. Antologia da lírica medieval galego-portuguesa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
RECKERT, Stephen. From the Resende songbook. Londres: Queen Mary and Westfield College, 1998.
RECKERT, Stephen. Oásis num (quase) deserto: algumas poesias do Cancioneiro Geral. Arquivos do Centro Cultural Calouste Gulbenkian. Homenagem a Maria de Lourdes Belchior, vol. XXXVII, Lisboa-Paris, Centro Cultural Calouste Gulbenkian, 1998.
RIQUER, Martín de. Los trovadores. Historia literaria y textos. Barcelona: Ed. Ariel, S. A., 2001, Tomos I, II e III. Colección Letras y Ideas.
OBRAS DE REFERÊNCIA
DIAS, Aida Fernanda. Cancioneiro Geral de Garcia de Resende – Dicionário (Comum, Onomástico e Toponímico). Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003. Volume VI.
DICIONÁRIO de termos literários. Massaud Moisés. São Paulo: Cultrix, 2004.
LANCIANI, Giulia e TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho S. A., 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 GERALDO AUGUSTO FERNANDES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).