Romance histórico contemporâneo e colonização portuguesa: os recursos narrativos de uma forma literária em O tetraneto Del-Rei e A gloriosa família
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.204434Palavras-chave:
literatura e história, romance hsitórico, colonização, Brasil, AngolaResumo
O presente texto procura ilustrar a maneira pela qual dois importantes romances das literaturas brasileira e angolana cumprem o papel de representar determinados períodos da história dessas nações, mais especificamente, a história do processo de colonização e os desdobramentos advindos dele. Trata-se de O tetraneto Del-Rei (1982), de Haroldo Maranhão e A gloriosa família (1997), de Pepetela. O que procuramos delinear é a forma como os romances históricos (LUKÁCS, 2011); (AINSA, 1991); (ANDERSON, 2007), desses dois autores recuperam um importante fato pretérito e dá, a ele, uma reconfiguração geradora de interpretações amplas e similares sobre a história fundacional dos países de ambos os lados do Atlântico.
Downloads
Referências
AINSA, Fernando. La nueva novela histórica latinoamericana. Plural, México, s/v, n. 240, p. 82-85, 1991.
ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves. Fios da memória, jogo textual e ficcional de Haroldo Maranhão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. In: Novos estudos. CEBRAP, s/v, n.77, São Paulo, março de 2007, p. 205-202. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000100010&script=sci_arttext>. Acesso em 09 de novembro de 2022.
ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. Trad. do Grego: Jaime Bruna. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
BURKE, Perter. As fronteiras instáveis entre a História e a Ficção. In: AGUIAR, Flávio; MEIHY, José Carlos Sebe Bom; VASCONCELOS, Sandra Guardini T. (orgs.). Gêneros de fronteira. São Paulo: Xamã, 1997, p. 197-115.
LUKÁCS, Georg. La novela histórica. México: Era, 1966.
MARANHÃO, Haroldo. O tetraneto Del-Rei. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
MANTOLVANI, Rosângela Manhas. Das invasões às fogueiras: os discursos excêntricos em Saramago e Pepetela. São Paulo: FFLCH/USP, 2010.
MATA INDURÁIN, Carlos. “Retrospectiva sobre la evolución de la novela histórica”. En: Kurt Spang, Ignacio Arellano y Carlos Mata eds. La novela histórica. Teoría y comentarios. Pamplona: Universidad de Navarra, EUNSA, Anejos de RILCE, n. 15, 1998: 11- 50
PEPETELA. A gloriosa família: o tempo dos flamengos. 4ª Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
SILVA, Rogério Max Canedo. O romance histórico da colonização: a figuração artística transgressiva do passado em O tetraneto del-rei, de Haroldo Maranhão, A gloriosa família, de Pepetela, e As naus, de António Lobo Antunes. 2016. 292 f. Tese (Doutorado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rogério Max Canedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).