Ecos da lira camoniana na obra poética de Eugénio Tavares
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i42.204449Palavras-chave:
Comparatismo Literário, Lírica, Amor, Camões, Eugénio TavaresResumo
Aproximar Eugénio Tavares e Camões, por si, já daria um extenso diálogo, haja vista a importância destes dois ícones para suas respectivas nações. No entanto, neste ensaio objetivamos discutir, brevemente, os ecos da lírica camoniana na produção poética de Eugénio Tavares, analisando a tópica amorosa. Para tanto, focaremos nas permanências e nas rupturas produzidas pelo poeta cabo-verdiano em seus poemas e canções, observando, principalmente, o posicionamento do sujeito poético diante do seu objeto amado. Como suporte teórico para nossas análises, empregaremos os recursos do comparatismo literário, em sua vertente comunitária cultural do macrossistema das literaturas de língua portuguesa, assim como os exercícios ensaísticos de Jorge de Sena e de Cleonice Berardinelli, além dos trabalhos do cabo-verdianista Genivaldo Sobrinho.
Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura, história e política - 2ª edição. 2ª. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura comparada e relações comunitárias, hoje. 1. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. 1992. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. doi:10.11606/T.8.1992.tde-25082022-113748. Acesso em: 2022-11-14.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo, Editora Unesp, 2018.
BERARDINELLI, Cleonice. Sonetos de Camões; corpus de sonetos camonianos. Lisboa, Centre Culturel Portugais, 1980.
BERARDINELLI, Cleonice. Estudos camonianos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2000.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega, vol. I. 26.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CAMÕES, Luís de. Rimas : primera, segunda, e terceira parte, Alicante : Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2013. https://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc5q564
RODRIGUES SOBRINHO, Genivaldo. Eugénio Tavares: retratos de Cabo Verde em prosa e poesia. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. doi:10.11606/T.8.2010.tde-28092010-152302. Acesso em: 2022-11-14
SANTOS, Antônio Carlos Oliveira. Eugênio Tavares: poesia e convenção romântica. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/D.8.2008.tde-30112009-121303. Acesso em: 2022-11-14.
SENA, Jorge de. Uma canção de Camões. Lisboa, Edições 70, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sinei Ferreira Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).