A “visão” ética nos Contos de Cidadezinha, de Ruth Guimarães
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v26.n1.206339Palavras-chave:
ética, literatura regional, Ruth GuimarãesResumo
A discussão em torno da literatura regional é, a um só tempo, estética e sociológica, sobretudo quando obserevada sob a ótica de uma escritora negra do interior do Brasil. É a partir desse locus que observamos os contos de Ruth Guimarãe em Os Contos de cidadezinha. A autora iniciou sua trajetória com a narrativa ficcional Água Funda e a pesquisa etnográfica Os filhos do medo, ambos anteriores aos movimentos da contracultura e à entrada definitiva da urbanização e suas implicações como temática predominante da literatura brasileira. O conto “Visão”, que discutimos neste trabalho, expressa a tensão profunda que existe nas relações humanas. O tema da ética, com efeito, recebe tratamento mais meticuloso a fim de demonstrar o fazer estético de Ruth Guimarães ao articular a expressão regionalista aos temas filosóficos.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, p. 55-73.
CANDIDO, Antonio. Prefácio. In: GUIMARÃES, Ruth. Água Funda. Nova Fronteira, 2003.
CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GUIMARÃES, Ruth. Contos de Cidadezinha. Lorena: Centro Cultural Teresa D’Ávila, 1996.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução Pergentino Stefano Pivitto (coordenador) et al. Petropólis: Vozes, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
OLIVEIRA, Rejane Pivetta de, BARBERENA, Ricardo Araújo. Literatura e ética: notas para um diálogo que não se acaba, Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 51, p. 11-21, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182017000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 5 abr. 2020.
PAES, José Paulo. Uma escritora do Interior revive sua fala. In: Revista Ângulo, Lorena, n. 137, abr. - jun, 2014, p. 63-64.
PLATÃO. A República. Trad. Enrico Convisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Tradução Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Robson Batista dos Santos Hasmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









