Literatura juvenil, adolescências e leituras escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i2.210093

Palavras-chave:

literatura juvenil, formação de leitores, adolescência, texto literário

Resumo

Pretende-se discutir as concepções de "adolescência" e "juventude", além das mudanças comportamentais ocorridas com o advento das tecnologias de informação e como elas transformaram e ainda podem transformar a formação de leitores literários, uma vez que a crescente expansão dessas tecnologias tem levado a um comportamento mais imediatista por parte dos leitores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Nicolau Gregorin Filho, Universidade de São Paulo

    Possui Licenciatura em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Na Universidade de São Paulo, é professor da Área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; foi Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Atuou como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Foi professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional; Foi Vice-Diretor e Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Centro Universitário Maria Antonia, ambos da USP. Foi Assessor do Núcleo Técnico de Currículo (Salas e Espaços de Leitura) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na produção de material pedagógico. Sua pesquisa encontra-se na Grande Área de Linguística, Letras e Artes e concentra-se no ensino e na pesquisa de Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Estudos Comparados de Literatura, Cultura e Sociedade. É membro permanente do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.

Referências

ANDRUETTO, María Tereza. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem Cacciacatto. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. SP-RJ: Duas Cidades, Ouro sobre Azul, 2004.

DURÃO, Fábio Akcelrud. Ensinando literatura a sala de aula como acontecimento. São Paulo: Parábola, 2022.

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e História das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortati. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil, adolescências e leituras escolares. Via Atlântica, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 521–543, 2023. DOI: 10.11606/va.i2.210093. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/210093.. Acesso em: 27 abr. 2024.