História, memória e resistência: representações da realidade social em Memórias Somânticas de Abdulai Sila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.212592

Palavras-chave:

realidade social, história e memória, razão e sonho, resistência

Resumo

O objetivo desse estudo é discutir como se apresenta a realidade social da Guiné-Bissau, a partir das memórias da protagonista da narrativa Memórias SOMânticas de Abdulai Sila. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nos estudos de Halbwachs (1990) e Le Goff (1990), sobre história e memória; Hall (2016), em relação ao conceito de representação; e Bosi (2002), acerca da resistência. A metodologia corresponde à pesquisa bibliográfica e qualitativa, posto que a intenção é mostrar como o romance aponta para um ambiente devastado pelo colonizador; a ambivalência entre razão e sonho pós-independência; mas, sobretudo, a resistência como signo da esperança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Lindomar da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte – SEEC/RN. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura - GECLIT, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

AUGEL, Moema Parente. A nova literatura da Guiné-Bissau. Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1998.

AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: a literatura guineense e a narração da nação. 387p. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portu¬guesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221. (Obras escolhidas, vol. 1).

BOSI, Alfredo. Narrativa e Resistência. In: Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 118-135.

CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006. p. 13-25.

COUTO, Hildo Honório do; EMBALÓ, Filomena. Literatura, Língua e Cultura na Guiné-Bissau. Um país da CPLP. Revista Papia, Brasília, n. 20, 2010. Disponível em: <https://silo.tips/download/literatura-lingua-e-cultura-na-guine-bissau-um-pais-da-cplp-hildo-honorio-do-cou>. Acesso em: 25 ago 2022.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Apicuri, 2016.

HAMPATÉ-BÂ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Org.). História geral da África. Trad. Beatriz Turquetti et al. São Paulo: Ática; Paris: Unesco, 1982. v. 1. p. 167-212.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1990.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Marta Lança. 1. ed. Lisboa: Antígona, 2014.

MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção de África: Gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde: Edições Pedago; Luanda: Edições Mulemba, 2013.

SILA, Abdulai (2022). Uma entrevista com o escritor Abdulai Sila a respeito de Memórias SOMânticas. [Entrevista concedida a José Lindomar da Silva]. In: PODES – Associação de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais no Ensino, na Cultura e nas Literaturas Sul-Sul. Disponível em: <https://www.podes.website/da-literatura-africana-uma-entrevista-com-o-escritor-abdulai-sila>. Acesso em: 20 out 2022.

SILA, Abdulai. Memórias SOMânticas. Bissau – Guiné-Bissau: Ku Si Mon Editora, 2016.

SILA, Abdulai. Mistida (Trilogia). Praia-Mindelo: Centro Cultural Português, 2002.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

SILVA, José Lindomar da. História, memória e resistência: representações da realidade social em Memórias Somânticas de Abdulai Sila. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 251–267, 2025. DOI: 10.11606/va.v25.n2.2025.212592. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/212592.. Acesso em: 18 jun. 2025.