Ressurreição e Dom Casmurro: o narrador onisciente e o autor ficcional
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v26.n1.2025.214760Palavras-chave:
Machado de Assis, Dom Casmurro, RessurreiçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as semelhanças e diferenças entre os romances Ressurreição (1872) e Dom Casmurro (1899), de Machado e Assis. Tendo em vista a proximidade da temática das duas obras – um homem, corroído pelos ciúmes, que destrói seu relacionamento com a mulher amada –, tenciona-se entender os elementos que distanciam esses dois romances. Em especial, buscar-se-á investigar como as instâncias de narração onisciente em Ressurreição e de autoria ficcional em Dom Casmurro trabalham para tornar as estruturas literárias do romance inaugural de Machado mais complexas quando da publicação da narrativa de Bento Santiago e Capitu.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Garnier, 1899.
ASSIS, Machado de. Ressurreição. Rio de Janeiro: Garnier, 1905.
CALDWELL, Helen. O Otelo Brasileiro de Machado de Assis: Um Estudo de Dom Casmurro. Trad: Fábio Fonseca de Melo. 3ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2021.
CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. Vários Escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011, pp. 15-33.
CEI, Vitor. As Dúvidas Póstumas de Félix: Ciúme, Ressentimento e Ascetismo em Ressurreição, de Machado de Assis. O Eixo e a Roda. Belo Horizonte: v. 26, n. 3, 2017, pp. 159-175.
FONSECA, Daniel Gomes da. Em Torno da Ironia: Análise de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014. Dedalus – Teses – USP.
GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os Leitores de Machado de Assis. São Paulo: Edusp; Nankin, 2004.
SANTIAGO, Silviano. Retórica da Verossimilhança. In: Uma Literatura nos Trópicos: Ensaios Sobre Dependência Cultural. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pp. 27-46.
SANTIAGO, Silviano. Jano, Janeiro. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 6/7, 2006, pp. 429-452.
SENNA, M.; DIEGO, M. R. L. Retorno a Ressurreição, um Fecundo Romance de Estreia. Machado de Assis em Linha, São Paulo, ano 4, n. 7, 2011, pp. 129-142.
STEIN, Ingrid. Figuras Femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
TELES, Ana Carolina Sá. Personagens Machadianas e suas Constelações em Ressurreição, Helena e Dom Casmurro. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Dedalus – Teses – USP.
VERÍSSIMO, José. Bibliografia – Iaiá Garcia, por Machado de Assis. Revista Brasileira. Rio de Janeiro, 1898, p. 249-255.
VERÍSSIMO, José. Revista Literária – Novo Livro do Sr. Machado de Assis. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 1900, n. 78, p. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiza Helena Damiani Aguilar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









