Representações da África colonial no panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo (1941-1944)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v26.n1.2025.216155Palavras-chave:
revista Panorama, Estado Novo português, África portuguesa, representaçãoResumo
O objetivo deste estudo é analisar cinco textos de autores portugueses que tratam de representações de populações africanas colonizadas por Portugal, além de uma propaganda do café colonial, todos eles publicados na Panorama: revista portuguesa de arte e turismo, entre os anos de 1941 e 1944, no contexto do Estado Novo salazarista. A revista Panorama era uma publicação do SPN, encarregado, entre outras funções, de promover o turismo como forma de propaganda do regime de Salazar, para isso contava com a colaboração de escritores, artistas e ensaístas portugueses.
Downloads
Referências
BLOCH, Ernst. O princípio esperança I. Tradução de Nélio Schneider. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
CADAVEZ, Cândida. A bem da nação. As representações turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940. 360p. Tese de Doutorado no Ramo de Estudos de Literatura e de Cultura, na Especialidade de Ciências da Cultura. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.
CRISTÓVÃO, Fernando. Introdução: Para uma teoria da literatura de viagens. In Condicionantes culturais da literatura de viagens. Coimbra: Almedina, 2002.
ENZENSBERGER, Hans-Magnus. Uma teoria do turismo. In Com raiva e paciência. Tradução de Lya Luft. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura comparada à teoria literária. Lisboa: Edições 70, 1988.
PANORAMA: revista portuguesa de arte e turismo. Lisboa, Portugal: Edição Mensal do Secretariado de Propaganda Nacional, de 1941 a 1949. Disponível em: https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Panorama/Panorama.htm.
PINTO-CORREIA, João David. Deslumbramento, horror e fantasia – o olhar ingénuo na literatura de viagens. In CRISTÓVÃO, Fernando (coord.). O olhar do viajante – dos navegadores aos exploradores. Coimbra: Almedina, 2003.
TUFANO, Douglas (org.). A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Moderna, 2000.
VICTORINO, José Guilherme. Propaganda e turismo no Estado Novo: António Ferro e a revista Panorama (1941-1949). Lisboa: Alêtheia Editores, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Antônio Contatori Romano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









