O canto-poema de Odete Semedo: memória, ancestralidade e resistência na obra No Fundo do Canto (2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.216640

Palavras-chave:

Odete Semedo, memória, ancestralidade, resistência

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre a narrativa literária do conflito nacional guineense enquanto mecanismo de fortalecimento de uma literatura de memória com traços de resistência, analisando como essa narrativa se desenvolve no canto-poema No fundo do canto (2007), de Odete Semedo, uma vez que essa obra poética está balizada em um contexto de guerra civil na Guiné-Bissau. A obra de Semedo fornece elementos fundamentais para se compreender o processo de elaboração de uma literatura que, concatenando história e ficção, se materializa em documento literário para o fortalecimento da resistência nacional. Os conflitos históricos descritos literariamente na Guiné-Bissau são significantes para entendermos a dinâmica de produção de uma literatura que abre caminhos para a discussão sobre memória, tradição, cultura, identidade nacional e resistência. Trata-se, pois, de um relembrar para não permitir que os fantasmas do passado voltem a assombrar a nação guineense.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Carlos Alves de Melo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais

    Professor Adjunto de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Comunicação Social - DLCOS, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Foi professor Substituto do Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutor em Letras, área de Estudos Literários, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na especialidade de Teoria da Literatura e Literatura Comparada, com pesquisa de Tese sobre as narrativas de resistência nas poesias do timorense João Aparício e da guineense Odete Semedo em perspectiva comparada. Mestre em Letras, área de Estudos Literários, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na especialidade de Literaturas Portuguesas, com pesquisa de Dissertação sobre a poesia do conflito social guineense nas obras de Saliatu da Costa, Odete Semedo e Tony Tcheka. Foi coordenador Adjunto do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa (OPLOP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade da Alta Paulista - FAP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Literaturas, com especial ênfase nos estudos sobre as Literaturas Africanas, particularmente a Literatura em Língua Portuguesa da Guiné-Bissau, e Literaturas Orientais, particularmente a Literatura em Língua Portuguesa do Timor-Leste. As principais áreas de interesse e pesquisa são: Relações entre a Literatura e a História, Tradição e Ancestralidade, Oralidade e Identidades, Poesia e Prosa de Resistência, Narrativas épico-líricas, Relações Internacionais, Poesia-manifesto, Conflito sócio-político Afro-Ásia, Decolonialismo, Narrativas de Independência. Além dos temas descritos, desenvolve estudos e pesquisas sobre a Literatura de Goa, na obra de Telo de Mascarenhas.

Referências

AUGEL, Moema Parente. A nova literatura da Guiné-Bissau. Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1998. (Colecção Kebur; 8).

AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação, identidade e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

AUGEL, Moema Parente. Cantopoema do desassossego. In: SEMEDO, Odete. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007. p. 185-197.

CAMPATO Jr., João Adalberto. A poesia da Guiné-Bissau: história e crítica. São Paulo: Arte & Ciência, 2012.

CAMPATO Jr., João Adalberto. Manual de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal, Brasil, África Lusófona e Timor-Leste. 1. ed. Curitiba: Rio de Janeiro: CRV, OPLOP, 2016.

CANDÉ MONTEIRO, Artemisa Odila. Guiné-Bissau: da luta armada à construção do estado nacional: conexões entre o discurso de unidade nacional e diversidade étnica (1959-1994). Tese (doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: < https://www.pordentrodaafrica.com/cultura/guine-bissau-da-luta-armada-construcao-estado-nacional >.

CARDOSO, Carlos. Compreendendo a crise de 7 de junho na Guiné-Bissau. In SORONDA: Revista de Estudos Guineenses. INEP: Bissau, 2000. p. 87-104.

COUTO, Hildo; EMBALÓ, F. Literatura, língua e cultura na Guiné-Bissau: um país da CPLP. Papia. Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, Brasília, v. 20, 2010. Disponível em: http://revistas.fflch.usp.br/papia/article/view/1702/1513.

DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora UnB, 1996.

DJALÓ, Tcherno. Lições e legitimidade dos conflitos políticos na Guiné-Bissau. SORONDA: Revista de Estudos Guineenses, Bissau, p. 25-35, 2000.

MANÉ, Fodé Abulai. O conflito político-militar de 7 de junho: a crise de legitimação. SORONDA: Revista de Estudos Guineenses. INEP: Bissau, 2000. p. 67-86.

MELO, Luís Carlos Alves de. A poesia intimista-militante guineense: elos entre a literatura e o engajamento político. Scriptorium 4, n.º 2 (25 de janeiro de 2019). Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/article/view/32320.

MELO, Luís Carlos Alves de. Entre armas e letras... Do Timor-Leste à Guiné-Bissau: o narrar para resistir nas obras poéticas Uma casa e duas vacas (2000) de João Aparício e No fundo do canto (2007) de Odete Semedo. 2021. 224 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16958

MONTENEGRO, Teresa. Kasisas: marginais deste e do outro mundo. SORONDA. Revista de Estudos Guineenses do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Bissau, n. 13, p. 67- 84, 1992.

MONTENEGRO, Teresa. Kriol Tem: termos e expressões. Bissau: Ku Si Mon, 2002

SCANTAMBURLO, Luigi. Introdução ao dicionário guineense-português. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997.

SEMEDO, Odete. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.

SEMEDO, Odete. Entre o ser e o amar. Bissau: INEP, 1996.

SEMEDO, Odete. Guiné-Bissau: história, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nadyala, 2010

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Dossiê 46: Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Espaço

Como Citar

MELO, Luis Carlos Alves de. O canto-poema de Odete Semedo: memória, ancestralidade e resistência na obra No Fundo do Canto (2007). Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 26–46, 2025. DOI: 10.11606/va.v25.n2.2025.216640. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/216640.. Acesso em: 3 jan. 2026.