O canto-poema de Odete Semedo: memória, ancestralidade e resistência na obra No Fundo do Canto (2007)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.216640Palavras-chave:
Odete Semedo, memória, ancestralidade, resistênciaResumo
O presente estudo busca refletir sobre a narrativa literária do conflito nacional guineense enquanto mecanismo de fortalecimento de uma literatura de memória com traços de resistência, analisando como essa narrativa se desenvolve no canto-poema No fundo do canto (2007), de Odete Semedo, uma vez que essa obra poética está balizada em um contexto de guerra civil na Guiné-Bissau. A obra de Semedo fornece elementos fundamentais para se compreender o processo de elaboração de uma literatura que, concatenando história e ficção, se materializa em documento literário para o fortalecimento da resistência nacional. Os conflitos históricos descritos literariamente na Guiné-Bissau são significantes para entendermos a dinâmica de produção de uma literatura que abre caminhos para a discussão sobre memória, tradição, cultura, identidade nacional e resistência. Trata-se, pois, de um relembrar para não permitir que os fantasmas do passado voltem a assombrar a nação guineense.
Downloads
Referências
AUGEL, Moema Parente. A nova literatura da Guiné-Bissau. Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1998. (Colecção Kebur; 8).
AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação, identidade e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
AUGEL, Moema Parente. Cantopoema do desassossego. In: SEMEDO, Odete. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007. p. 185-197.
CAMPATO Jr., João Adalberto. A poesia da Guiné-Bissau: história e crítica. São Paulo: Arte & Ciência, 2012.
CAMPATO Jr., João Adalberto. Manual de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal, Brasil, África Lusófona e Timor-Leste. 1. ed. Curitiba: Rio de Janeiro: CRV, OPLOP, 2016.
CANDÉ MONTEIRO, Artemisa Odila. Guiné-Bissau: da luta armada à construção do estado nacional: conexões entre o discurso de unidade nacional e diversidade étnica (1959-1994). Tese (doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: < https://www.pordentrodaafrica.com/cultura/guine-bissau-da-luta-armada-construcao-estado-nacional >.
CARDOSO, Carlos. Compreendendo a crise de 7 de junho na Guiné-Bissau. In SORONDA: Revista de Estudos Guineenses. INEP: Bissau, 2000. p. 87-104.
COUTO, Hildo; EMBALÓ, F. Literatura, língua e cultura na Guiné-Bissau: um país da CPLP. Papia. Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, Brasília, v. 20, 2010. Disponível em: http://revistas.fflch.usp.br/papia/article/view/1702/1513.
DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora UnB, 1996.
DJALÓ, Tcherno. Lições e legitimidade dos conflitos políticos na Guiné-Bissau. SORONDA: Revista de Estudos Guineenses, Bissau, p. 25-35, 2000.
MANÉ, Fodé Abulai. O conflito político-militar de 7 de junho: a crise de legitimação. SORONDA: Revista de Estudos Guineenses. INEP: Bissau, 2000. p. 67-86.
MELO, Luís Carlos Alves de. A poesia intimista-militante guineense: elos entre a literatura e o engajamento político. Scriptorium 4, n.º 2 (25 de janeiro de 2019). Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/article/view/32320.
MELO, Luís Carlos Alves de. Entre armas e letras... Do Timor-Leste à Guiné-Bissau: o narrar para resistir nas obras poéticas Uma casa e duas vacas (2000) de João Aparício e No fundo do canto (2007) de Odete Semedo. 2021. 224 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16958
MONTENEGRO, Teresa. Kasisas: marginais deste e do outro mundo. SORONDA. Revista de Estudos Guineenses do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Bissau, n. 13, p. 67- 84, 1992.
MONTENEGRO, Teresa. Kriol Tem: termos e expressões. Bissau: Ku Si Mon, 2002
SCANTAMBURLO, Luigi. Introdução ao dicionário guineense-português. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1997.
SEMEDO, Odete. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.
SEMEDO, Odete. Entre o ser e o amar. Bissau: INEP, 1996.
SEMEDO, Odete. Guiné-Bissau: história, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nadyala, 2010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Carlos Alves de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









