Representações de género através do Atlântico: Clarice Lispector e Hélia Correia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.218003

Palavras-chave:

conto, representações de gênero, transtextualidade, paródia

Resumo

Em “Captura” (2014), Hélia Correia menciona que a narrativa é inspirada na ficção breve de Clarice Lispector. Por sua vez, “A Imitação da Rosa” (1960) apresenta paralelos com “The Yellow Wallpaper” (1892), de Charlotte Perkin Gilman. À semelhança das narrativas de Gilman e Lispector, o conto de Correia também apresenta como temáticas centrais a representação de género, a discussão do papel da mulher na sociedade e a representação da mulher na literatura. O diálogo entre os contos é ilustrativo das relações possíveis de um texto com outros anteriores e pode ser interpretado como “paródia”. As linhas temáticas e formais das narrativas selecionadas propiciam ainda a interpretação do género literário do conto como forma proteiforme cultivada por Clarice Lispector e Hélia Correia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Raquel Fernandes, Universidade de Lisboa. Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação

    Professora Auxiliar na Universidade Europeia | IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Lisboa, e investigadora integrada no CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Investigação Outras Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa (GI4). As suas áreas de interesse incluem o romance e o conto na ficção contemporânea de autoras portuguesas e britânicas. É autora de What about the Rogue? (Honourable Mention ESSE Book Award 2012), organizou o volume Narrative Strategies in the Reconstruction of History (2018) e co-organizou The Power of Form: Recycling Myths (2015), Storytelling: Memory, Love and Loss in Portuguese Short Fiction (2016), e Beyond Binaries: Sex Sexualities and Gender in the Lusophone World (2019), entre outros volumes. Publicou ainda diversos artigos e capítulos de livros sobre diferentes aspetos da ficção contemporânea britânica e portuguesa e organizou um número especial intitulado ‘Writers of the Millennium: Trends and Challenges’ na revista científica American, British and Canadian Studies (vol. 35: 2020).  Integra a equipa de dois projetos financiados pela FCT: WomenLit (Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro / Women’s Literature: Memories, Peripheries and Resistance in the Luso-Afro-Brazilian Atlantic (PTDC/LLT-LES/0858/2021) e Remembering the Past, Learning for the Future: Research-Based Digital Learning from Testimonies of Survivors and Rescuers of the Holocaust (ID 740639658). 

     

Referências

Bibliography

Primary

Correia, Hélia. Vinte Degraus e Outros Contos, 2014

Lispector, Clarice. Laços de Família. Rio: Editora do Autor, 1960 [Prémio Jabuti]. Family Ties. Trans. and Introd. Giovanni Pontiero. Austin: University of Texas Press, 2008 (1972).

Lispector, Clarice. Todos os Contos. Edição, introdução e notas de Benjamin Moser. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2016 (2015).

Gilman, Charlotte Perkins. ‘The Yellow Wallpaper’ in The Norton Anthology of Literature by Women: The Traditions in English. 3rd Ed. Vol. I: The Middle Ages Through the Turn of the Century. New Yorl, London: W. W. Norton & Company, 2007 (1985): 1392-1403.

Secondary

Alonso, Cláudia Pazos. ‘Defamiliarization and Déjà Vu in Laços de família.’ Closer to the Wild Heart: Essays on Clarice Lispector. Eds. Cláudia Pazos Alonso and Claire Williams. Oxford: Legenda, 2002: 73-89.

Barthes, R. ‘Texte (théorie du)‘. Encyclopédia universalis. Vo. 15. Paris: Encyclopaedia Universalis, 1973: 1013-17. ‘Theory of the Text.’ Trans. Ian Macleod. Untying the Text. Ed. Robert Young. Boston; London: Routledge & Kegan Paul, 1981: 31-47.

Correia, Hélia. ‘After “A Imitação da Rosa”: Before “Capture”’. Trans. Claire Williams. After Clarice: Reading Lispector’s Legacy in the Twenty-First Century. Ed. by Adriana X. Jacobs and Claire Williams. Transcript, 14. Cambridge: Legenda, 2022: 189.

Costa, Margaret Jull. Ed. Take Six: Six Portuguese Women Writers. U:K:: Dedalus, 2018.

Genette, G. Palimpsestes: La literature au second degré. Paris: Seuil, 1982; trans. C. Newman and C. Doubinsky as Palimpsests: Literature in the Second Degree, Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.

Gilbert, Sandra M. and Susan Gubar. The Madwoman in the Attic. The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. 2nd Ed. New Haven and London: Yale University Press, 2000 (1979).

Gilbert, Sandra M. The Norton Anthology of Literature by Women: The Traditions in English. 3rd Ed. Vol. I: The Middle Ages Through the Turn of the Century. New Yorl, London: W. W. Norton & Company, 2007 (1985).

Goulimari, Pelagia. Ed. ‘Editorial Introduction’. Women Writing Across Cultures: Present, Past, Future. Originally published in The Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities. Vol. 22. Issue 1 (March 2017): 1-10.

Hutcheon, Linda. A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2000.

Jacobs, Adriana X. and Claire Williams. After Clarice: Reading Lispector’s Legacy in the Twenty-First Century. Transcript, 14. Cambridge: Legenda, 2022

Kristeva, J. Semeiotikè: recherches pour une sémanalyse. Paris: Points, 1969.

Moi, T. Ed. The Kristeva Reader. Oxford: Blackwell, 1986.

Orr, Mary. Intertextuality: Debates and Contexts. Cambridge: Polity, 2003.

Patea, Viorica. ‘The Short Story: An Overview of the History and the Evolution of the Genre.’ Short Story Theories: A Twenty-First Century Perspective. Ed. Viorica Patea. Amsterdam; New York, NY, 2012: 1-24.

Riley, Catherine and Lynn Pearce. Feminism ans Women’s Writing: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Dossiê 46: Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Espaço

Dados de financiamento

Como Citar

FERNANDES, Ana Raquel. Representações de género através do Atlântico: Clarice Lispector e Hélia Correia. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 47–59, 2025. DOI: 10.11606/va.v25.n2.2025.218003. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/218003.. Acesso em: 17 jun. 2025.