Representações de género através do Atlântico: Clarice Lispector e Hélia Correia
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.218003Palavras-chave:
conto, representações de gênero, transtextualidade, paródiaResumo
Em “Captura” (2014), Hélia Correia menciona que a narrativa é inspirada na ficção breve de Clarice Lispector. Por sua vez, “A Imitação da Rosa” (1960) apresenta paralelos com “The Yellow Wallpaper” (1892), de Charlotte Perkin Gilman. À semelhança das narrativas de Gilman e Lispector, o conto de Correia também apresenta como temáticas centrais a representação de género, a discussão do papel da mulher na sociedade e a representação da mulher na literatura. O diálogo entre os contos é ilustrativo das relações possíveis de um texto com outros anteriores e pode ser interpretado como “paródia”. As linhas temáticas e formais das narrativas selecionadas propiciam ainda a interpretação do género literário do conto como forma proteiforme cultivada por Clarice Lispector e Hélia Correia.
Downloads
Referências
Bibliography
Primary
Correia, Hélia. Vinte Degraus e Outros Contos, 2014
Lispector, Clarice. Laços de Família. Rio: Editora do Autor, 1960 [Prémio Jabuti]. Family Ties. Trans. and Introd. Giovanni Pontiero. Austin: University of Texas Press, 2008 (1972).
Lispector, Clarice. Todos os Contos. Edição, introdução e notas de Benjamin Moser. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2016 (2015).
Gilman, Charlotte Perkins. ‘The Yellow Wallpaper’ in The Norton Anthology of Literature by Women: The Traditions in English. 3rd Ed. Vol. I: The Middle Ages Through the Turn of the Century. New Yorl, London: W. W. Norton & Company, 2007 (1985): 1392-1403.
Secondary
Alonso, Cláudia Pazos. ‘Defamiliarization and Déjà Vu in Laços de família.’ Closer to the Wild Heart: Essays on Clarice Lispector. Eds. Cláudia Pazos Alonso and Claire Williams. Oxford: Legenda, 2002: 73-89.
Barthes, R. ‘Texte (théorie du)‘. Encyclopédia universalis. Vo. 15. Paris: Encyclopaedia Universalis, 1973: 1013-17. ‘Theory of the Text.’ Trans. Ian Macleod. Untying the Text. Ed. Robert Young. Boston; London: Routledge & Kegan Paul, 1981: 31-47.
Correia, Hélia. ‘After “A Imitação da Rosa”: Before “Capture”’. Trans. Claire Williams. After Clarice: Reading Lispector’s Legacy in the Twenty-First Century. Ed. by Adriana X. Jacobs and Claire Williams. Transcript, 14. Cambridge: Legenda, 2022: 189.
Costa, Margaret Jull. Ed. Take Six: Six Portuguese Women Writers. U:K:: Dedalus, 2018.
Genette, G. Palimpsestes: La literature au second degré. Paris: Seuil, 1982; trans. C. Newman and C. Doubinsky as Palimpsests: Literature in the Second Degree, Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.
Gilbert, Sandra M. and Susan Gubar. The Madwoman in the Attic. The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. 2nd Ed. New Haven and London: Yale University Press, 2000 (1979).
Gilbert, Sandra M. The Norton Anthology of Literature by Women: The Traditions in English. 3rd Ed. Vol. I: The Middle Ages Through the Turn of the Century. New Yorl, London: W. W. Norton & Company, 2007 (1985).
Goulimari, Pelagia. Ed. ‘Editorial Introduction’. Women Writing Across Cultures: Present, Past, Future. Originally published in The Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities. Vol. 22. Issue 1 (March 2017): 1-10.
Hutcheon, Linda. A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2000.
Jacobs, Adriana X. and Claire Williams. After Clarice: Reading Lispector’s Legacy in the Twenty-First Century. Transcript, 14. Cambridge: Legenda, 2022
Kristeva, J. Semeiotikè: recherches pour une sémanalyse. Paris: Points, 1969.
Moi, T. Ed. The Kristeva Reader. Oxford: Blackwell, 1986.
Orr, Mary. Intertextuality: Debates and Contexts. Cambridge: Polity, 2003.
Patea, Viorica. ‘The Short Story: An Overview of the History and the Evolution of the Genre.’ Short Story Theories: A Twenty-First Century Perspective. Ed. Viorica Patea. Amsterdam; New York, NY, 2012: 1-24.
Riley, Catherine and Lynn Pearce. Feminism ans Women’s Writing: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Raquel Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento PTDC/LLT-LES/0858/2021