A produção moçambicana do neorrealista Afonso Ribeiro: África Colonial (1975)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v26.n1.2025.228496Palavras-chave:
Neorrealismo, literatura moçambicana, Afonso RibeiroResumo
Por meio do comentário crítico da coletânea de contos África colonial (1975), este artigo pretende iluminar aspetos da trajetória individual do escritor neorrealista português Afonso Ribeiro (1911-1993), da perspetiva de sua presença em Lourenço Marques (1947-1976) e de sua participação no cenário literário moçambicano do período. O artigo pretende, deste modo, servir como um contributo para a reflexão acerca da função dos chamados “escritores de fronteira” (portugueses radicados em Moçambique ou filhos de portugueses) na formação da literatura moçambicana.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Orlando de; MOTTA, José Ferraz. Esboço de uma história da literatura em Mo-çambique no século vinte. Luso-Brazilian Review, v. 33, n. 2, Wisconsin, 1996, p. 27-36.
ANDRADE, João Pedro de. Sobre “Ilusão na morte”, de Afonso Ribeiro. Sol nascente, Porto, ano II, nº 31, s/p, 15 agosto 1938.
CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: UNESP, 2009.
CAVACAS, Fernanda; GOMES, Aldónio. Dicionário de autores de literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Caminho, 1998.
DALCASTAGNÈ, Regina. O rumor da vida: sobre escrita, afetos e revolução. Eixo Roda, Belo Hori-zonte, v. 27, n. 1, p. 59-72, 2018.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa II: Angola e Moçambique. Lis-boa: Biblioteca Breve; Instituto de Cultura Portuguesa, 1977.
FERREIRA, Manuel; MOSER, Gerald. Bibliografia das literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1983.
HERNANDEZ, Leila Leite. A itinerância das ideias e o pensamento social africano. Anos 90, v. 21, nº 40, Porto Alegre, 2014, p. 195-225.
KNOPFFLI, Rui. Breve relance sobre a actividade literária. Facho, nº 30, Lourenço Marques, setembro de 1974, p. 6-8.
LÊNIN, Vladimir I. Imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1989.
MANUSSE, José Camilo Revista Itinerário e a recepção da estética presencista e neo-realista em Mo-çambique. ECOS, Cáceres, v. 4 nº 1, 2008, p. 26-32.
MARX, Karl; ENGELS, Fredrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Fredrich. Textos sobre el colonialismo. Cordoba (Argentina): Pasado y Presen-te, 1973.
MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre as literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A regra do jogo, 1980.
MENDES, Orlando. Sobre literatura moçambicana. Maputo: INLD, 1980.
MENDONÇA, Fátima. Moçambique, lugar para a poesia. In: SOUSA, Noémia. Sangue negro. São Paulo: Kapulana, 2016, p. 183-194.
MENDONÇA, Fátima. Para uma periodização da literatura Moçambicana. Lua nova: letras, artes & ideias, nº 1, Maputo, 1988, p. 6-13.
MENDONÇA, Fátima. Poetas do Índico – 35 anos de escrita. Mulemba. Rio de Janeiro, v.1, nº 4, 2011, p. 16 -37.
NOA, Francisco. Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária. São Paulo: Kapulana, 2015.
REIS, Carlos. O discurso ideológico do Neo-Realismo português. Coimbra: Almedina, 1983.
RIBEIRO, Afonso. África colonial. Lourenço Marques: Publicações Notícias, 1975.
ROCHA, Ilídio. A imprensa de Moçambique: história e catálogo (1854-1975). Lisboa: Livros do Bra-sil, 2000.
ROCHA, Ilídio. Sobre as origens de uma literatura africana de expressão portuguesa: raízes e consci-encialização. In: Les litteratures africaines de langue portugaise: a la recherche de l'identite indivi-duelle et nationale. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p. 29-38.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2011.
SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Malhas que os impérios tecem: textos coloniais, contextos antico-loniais. Lisboa: Editorial 70, 2011.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 1989.
SARAIVA, Arnaldo. Augusto dos Santos Abranches: escritor e agitador cultural em Portugal, Moçam-bique e no Brasil. Covilhã: Junta da Freguesia, 2013.
SOUZA, Ubiratã. A gravitação das formas: gêneros literários e vida social em Moçambique (1977-1987). Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SPINUZZA, Giulia. O cânone poético em construção na literatura moçambicana. Mulemba, Rio de Janeiro, v.1, n. 8, p. 83-97, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ubiratã Souza, Elídio Nhamona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









