Tradição, modernidade e modernismo na lírica portuguesa. Rupturas e desdobramentos: reverberações críticas da Semana de Arte Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v26.n2.2025.230981

Palavras-chave:

tradição, modernidade, modernismo

Resumo

Resenha de FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. Tradição, modernidade e modernismo na lírica portuguesa. Campinas: Pontes, 2023a & FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. Rupturas e desdobramentos: reverberações críticas da Semana de Arte Moderna. Campinas: Pontes, 2023b.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacob dos Santos Biziak, Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho'

    Possui graduação em Letras (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista — Campus de Araraquara (2006), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista — Campus de Araraquara (2009) e doutorado pela mesma instituição. Realizou pesquisa de pós-doutorado (2015–2017), na USP de Ribeirão Pretp/Laboratório Discursivo E-l@dis, sob a supervisão da Prof.ᵃ Dr.ᵃ Lucília Abrahão, e na UFRJ (2017–2018), sob a supervisão da Prof.ᵃ Dr.ᵃ Carla Rodrigues. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Paraná (Colegiado e curso de Letras), campus Palmas, em cooperação técnica com o curso de Letras do IFSP, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Produção Textual. Realiza pesquisa de pós-doutorado, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (sob supervisão da Prof.ᵃ Live Docente Mônica Zoppi-Fontana), com o projeto Problemas de enunciação: possíveis relações entre Butler, Derrida e Pêcheux, no estudo discursivo do funcionamento da linguagem. É professor efetivo do Programa de pós-graduação em Estudos Literários da UNESP de Araraquara, onde também é orientador de mestrado. De forma ampla, trabalha com mais ênfase em psicanálise e análise de discurso como instrumentos de compreensão do texto literário (em especial, a literatura contemporânea em língua portuguesa) e, também, interessa-se por pesquisas e extensão a respeito dos gêneros e sexualidades em linguagem e sociedade. Seus principais aportes teóricos de estudo e análise são: Mikhail Bakhtin, Michel Pêcheux, Freud, Lacan, Judith Butler e Jacques Derrida. Coordena o G.E.Di (Grupo de Estudos do Discurso), no IFPR do campus Palmas. Foi coordenador do Subprojeto em Letras/Português do PIBID no IFPR Campus Palmas entre 2018 e 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa Mulheres em Discurso.

Referências

FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. Tradição, modernidade e modernismo na lírica portuguesa. Campinas: Pontes, 2023a.

FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. Rupturas e desdobramentos: reverberações críticas da Semana de Arte Moderna. Campinas: Pontes, 2023b.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

BIZIAK, Jacob dos Santos. Tradição, modernidade e modernismo na lírica portuguesa. Rupturas e desdobramentos: reverberações críticas da Semana de Arte Moderna. Via Atlântica, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 331–336, 2025. DOI: 10.11606/va.v26.n2.2025.230981. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/230981. Acesso em: 13 fev. 2026.