Prosa e ficção e apelos teatrais: Manuel da Fonseca, José Luandino Vieira, Mia Couto, Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i9.50040Palavras-chave:
literatura e artes cênicas, literaturas em língua portuguesa, Manuel da Fonseca, Luandino Vieira, Mia Couto, Guimarães RosaResumo
Desde que as convenções clássicas sobre os cânones do discurso começaram a ser mais largamente descumpridas, confundiram-se também as fronteiras dos gêneros literários. Nesse sentido, o presente trabalho analisa alguns contos da produção literária em língua portuguesa os quais, pródigos em recursos cênicos ou em outras linguagens visualizáveis, engendram, com suas histórias, embriões de espetáculos que demandariam um espaço como o palco ou a tela para consumar sua plenitude potencial de sentido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Maria Aparecida Santilli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).