O Outro Pé da Sereia: a circunstância é maior que a situação
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i17.50545Palavras-chave:
ironia, título, narrador, personagens, tempo, espaçoResumo
O nosso objectivo é construir uma leitura do sexto romance de Mia Couto, O outro pé da sereia, decifrando um após outro os diferentes n´íveis do texto. Partimos das estruturas mais simples para chegar às mais complexas, actualizando estruturas discursivas, narrativas, actanciais e ideológicas. E o convite para a leitura faz-se desde logo pelo título, identificador temático, onde a função metafórica espreita encaminhando-nos para um mundo mágico de um ser mitológico que é apreendido a partir da estátua de nossa senhora, benzida pelo Papa e símbolo maior da peregrinação dos portugueses, com a desfaçatez/sensatez de quem lhe aplica a sua crença descobrindo-lhe diferenças para se adequar à santidade da Kianda, a deusa das águas.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2010 Fernanda Cavacas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









