Da voz à letra: itinerários da literatura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50737Palavras-chave:
literatura negra, literatura afro-brasileira, identidade, enraizamento relacional, poesia negra no femininoResumo
O artigo tem por objetivo discutir os conceitos de literatura negra e afro-brasileira, apresentando os rumos dessa literatura iniciada com a emergência de um eu enunciador que se quer negro na poesia, desde o século XIX, com Luís Gama, até os dias de hoje, em que se verificam duas tendências de construção identitária: o enraizamento relacional e dinâmico (rizoma) destacando-se ainda a significativa presença da poesia negra no feminino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Zilá Bernd

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).