DE PERSONAGEM A EDITOR: VOZES NEGRAS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50739Palavras-chave:
personagens negros, editores negros, escritores negros, literatura infanto-juvenil, Paula BritoResumo
NESTE ENSAIO, CONFORME SE VERÁ, EXPRESÕES LITERÁRIAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO INFANTIL E JUVENIL ELEGEM ALGUNS ASPECTOS QUE REDIMENSIONAM UMA PERCEPÇÃO MAIS ABRANGENTE DO TEMA. POR EXEMPLO, O PONTO DE VISTA PARA CONSTRUIR MODELOS DE HUMANIDADE INDICA O EXAME DA REPRESENTAÇÃO DE AFRICANOS NUMA OBRA DE JÚLIO VERNE. O PROTAGONISMO DO EDITOR PAULA BRITO E A BIBLIOTECA VOLTADA PARA O LEITOR JUVENIL QUE ELE PRODUZIU APONTA NOVAS FACETAS À REFLEXÃO. DA MESMA FORMA, RECONHECER AS VOZES NEGRAS NA CADEIA LITERÁRIA PRODUZIDA RECENTEMENTE NO PAÍS SE TORNA IMPRESCINDÍVEL COMO DIMENSIONAMENTO DO TEMA.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).