Um olhar sobre a reeducação das relações etnicorraciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50749Palavras-chave:
Educação etnicoracial, Lei 10.639/03, currículo escolar, conscientizaçãoResumo
O artigo aborda as implicações da sanção da lei 10.639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), tornando obrigatória a inclusão da "História e Cultura Afro-Brasileira" nos sistemas de ensino brasileiro, e instituindo no calendário escolar o dia 20 de novembro como o dia Nacional da Consciência Negra. Analisaremos como, neste novo cenário, a escola - embora não a única - se torna a instituição chave perante os avanços e desafios de uma reestruturação curricular fundamental para o efetivo reconhecimento das diversidades e a promoção da igualdade racial no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









