A imagem saturada de agoras

Autores

  • Vera Maquêa Universidade Estadual do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i21.51037

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, cinema, poesia, haicai

Resumo

Este artigo propõe explorar a pesquisa minimalista na poesia do angolano Arlindo Barbeitos e na narrativa do brasileiro Dalton Trevisan. O foco nas várias linguagens contemporâneas, como a arte do cinema, da crônica e da fotografia, permite aprender a consistência do instante e suas configurações. O excesso de escassez, a brevidade e a intensidade, o gesto livre e o rigor da forma, qualidades aparentemente paradoxais se unem na recuperação de sentidos poéticos e conduzem ao debate acerca da originalidade e da repetição na criação artística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

MAQUÊA, Vera. A imagem saturada de agoras. Via Atlântica, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 187–197, 2012. DOI: 10.11606/va.v0i21.51037. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/51037.. Acesso em: 11 mar. 2025.