O realismo na crítica literária de Lukács e Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i23.84804Palavras-chave:
realismo, Georg Lukács, Theodor AdornoResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o realismo com base na crítica literária de Lukács e Adorno. A noção de realismo como representação da realidade é vista contra a reificação como ofuscamento do mundo. Ensaios sobre Blzac, Dostoiévski, Kafka, Aldous Huxley, entre outros, ajudam a especificar abordagens e avaliações do realismo nos estudos literários dos dois críticos. Também se discute aqui como diferentes concepções do indivíduo e do humanismo ocidental estão relacionadas aos seus conceitos de realismo e aos valores de sua crítica literária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Irenísia Torres de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









