Entre livros, leitores e realidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i28.90221Palavras-chave:
formação do leitor literário, personagem-leitor, leitor empíricoResumo
Este artigo discute a formação do leitor literário a partir do próprio texto literário. Para tanto analisa algumas personagens-leitoras e as figurações que vão assumindo ao longo do processo de leitura no texto ficcional. Essas sujeitos-leitoras ensinam os leitores empíricos a partir de suas experiências de leitura, de suas percepções e modos de ler o texto literário, bem como acabam direcionando as escolhas do que ler e do por que ler.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Márcio Araújo de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).