Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118Mots-clés :
China , Desenvolvimento, Educação, Reforma Política, Reforma EconômicaRésumé
Este artigo busca apresentar um apanhado histórico demonstrativo sobre como a educação, a intelectualidade e o desenvolvimento foram se consolidando a partir dos eventos que culminaram na formação da República Popular da China. Identificando impasses, estratégias políticas e desafios que o governo e a população atravessaram. A maneira como os planos governamentais influenciaram culturalmente e impactaram a China nestes importantes componentes sociais ajudam a explicar muitos acontecimentos marcantes do período como o Grande Salto Adiante e o Novo Quatro de Maio. O estudo elaborado também aponta mudanças de paradigma que impactaram os intelectuais e a ligação direta que isto teve no sistema educacional do período. A partir deste cenário, é possível evidenciar um distanciamento em relação às características antigas que conhecemos da China.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AMARAL, Gabriela Cristina Granço do. A diplomacia de “Ascensão Pacífica” como estratégica de política externa da China: As relações com o Vietnã e as disputas sobre as ilhas. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) 2013. Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP, UNICAMP e PUC/SP. São Paulo, 2013.
HAN, J.; SUEN, W.; ZHANG, J.. Picking up the losses: The impact of the Cultural Revolution on human capital reinvestment in urban China. Hong Kong: University of Hong Kong and Chinese University of Hong Kong, 2009.
HU, Chang -Tu. Chinese Education under Communism. New York: Columbia University, 1962. 157 p.
MAO JUNIOR, José Rodrigues; SECCO, Lincoln Ferreira. A revolução chinesa: até onde vai a força do Dragão? São Paulo: Scipione, 1998. 99 p.
MENG, Xin.; GREGORY, R. G. The impact of interrupted education on subsequent educational attainment: A cost of the Chinese Cultural Revolution. Economic Development and Cultural Change, 2002. Vol. 50 No. 4. p.935-959.
MENG, Xin; ZHAO, Guochang. The intergerational effect of the chinese Cultural Revolution on Education. [s.l.]: The Australian National University, 2013.
MITTER, Rana. China moderna. Tradução Rosaura Eichenberg. Porto Alegre: L&PM, 2011. 176 p.
NAUGHTON, Barry. The chinese economy: transitions and growth. London: Massachusetts Institute of Technology Press, 2007. 528 p.
PIRES, Marcos Cordeiro. A ascensão da China: a estratégia chinesa de desenvolvimento e seu impacto na ordem mundial. Tese (Livre-docência). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Marília, 2013.
POMAR, Wladimir. A revolução chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 179 p. Coleção Revoluções do século XX.
PRICE, Ronald Francis. Education in Communist China. London: Routledge & Kegan Paul, 1975. 318 p.
PRIESTLEY, Kenneth Ewart. Education Administration in Communist China. In: FRASER, Stewart E (Org). Education and Communism in China: an anthology of commentary and documents. London: Pall Mall Press, 1971. p. 105-126
SPENCE, Jonathan. The Search for Modern China. New York; London: W. W. Norton & Company, 2001. 2nd Ed.
TSANG, Chiu-Sam. Society, Schools and Progress in China. London: Pergamon Press Ltd., 1968.
TSANG, Mun C. Education and national development in China since 1949: oscillating policies and enduring dilemmas. In: China Review, 2000. 26 p.
WHEELWRIGHT, E. L.; MCFARLANE, Bruce. Desarollo y revolucion cultural en China. D.F. México: Editorial Nuestro Tiempo, 1972. 263 p.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ingrid Torquato Oliveira, Wesley da Silva 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.