A corrosão do relato falocêntrico em A favorita e Avenida Brasil: vestígios de um certo Almodóvar?

Autores

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.101366

Palavras-chave:

Eduardo Peñuela, Pedro Almodóvar, cinema, telenovela, efeitos estéticos

Resumo

Este artigo retoma a noção da corrosão do relato falocêntrico no cinema de Pedro Almodóvar, de Eduardo Peñuela Cañizal, com o propósito de discutir estratégias e procedimentos narrativos responsáveis por inovações temáticas e estéticas apresentadas nas telenovelas brasileiras A favorita (2008/2009) e Avenida Brasil (2012), ambas de autoria de João Emanuel Carneiro, produzidas e veiculadas pela Rede Globo de Televisão. O estudo considera aspectos atinentes à questão da discussão e da representação dos lugares e papéis nas relações de gênero e no âmbito da família, e aos valores a eles vinculados; a análise concentra-se em alterações de ordem narrativa e em transformações topológicas que promovem desestabilizações, subversões e consequentes modificações nos papéis tradicionais e nas articulações diegéticas que permeiam a produção ficcional na televisão e suas relações com a realidade do panorama cultural, político e socioeconômico do Brasil contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

    Coordenadora, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

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Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A corrosão do relato falocêntrico em A favorita e Avenida Brasil: vestígios de um certo Almodóvar?. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 65–92, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.101366. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/101366.. Acesso em: 23 abr. 2024.