Joaquim, Vazante e O nó do diabo

a herança da escravidão (re)vista pelo cinema brasileiro

Autores

  • Genio de Paulo Alves Nascimento Universidade Anhembi Morumbi
  • André de Paula Eduardo Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159870

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo brasileiro, Trabalho escravo, Vazante, Joaquim, O nó do diabo

Resumo

O cinema brasileiro recente tem se atentado ao tema do trabalho escravo, ou, ainda, ao trabalho precarizado e do passado escravocrata do país, há algum tempo, tendência que possivelmente se acentuou após os eventos políticos de 2016, notadamente o impeachment de Dilma Rousseff. O objetivo deste artigo é, através da análise de Vazante, de Daniela Thomas (2017), Joaquim, de Marcelo Gomes (2017) e O nó do diabo (projeto coletivo com direção de Ian Abé, Gabriel Martins, Ramon Porto Mota e Jhésus Tribuzi, em 2018), buscar a compreensão dos fatos políticos recentes, bem as possíveis razões da reiteração do assunto da escravidão e sua relação com o contexto político brasileiro atual.

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Biografia do Autor

  • Genio de Paulo Alves Nascimento, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre pela mesma instituição, e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor nos cursos de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi — UAM, além de colaborador na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação — Intercom, onde exerce, entre outras funções, a coordenação da Categoria Cinema e Audiovisual da Expocom — Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação.

  • André de Paula Eduardo, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Comunicação pela Unesp-SP, e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição.

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Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NASCIMENTO, Genio de Paulo Alves; EDUARDO, André de Paula. Joaquim, Vazante e O nó do diabo: a herança da escravidão (re)vista pelo cinema brasileiro. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 189–215, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159870. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/159870.. Acesso em: 26 dez. 2024.