Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51102Palavras-chave:
Correspondentes internacionais, Brasil, identidade nacional, estereótipos, análise crítica de discurso.Resumo
O artigo trata da cobertura dos correspondentes internacionais sobre o Brasil. A partir da análise dos textos publicados entre 2002 e 2005, o estudo traça um perfil das imagens e estereótipos mais utilizados para representar uma identidade nacional. A pesquisa foca os textos publicados em “The New York Times” (EUA), “El Mundo” (Espanha), “Diário de Notícias” (Portugal), “The Guardian” e “The Observer” (ambos da Inglaterra), “Página/12” e “El Clarín” (ambos da Argentina). Por meio da análise de discurso crítica, a avaliação quantitativa e qualitativa apontou as estratégias utilizadas pelos correspondentes para construir as imagens coletivas referentes ao país. A temática e os processos de estereotipia predominantes foram organizados em quatro grupos de representações de diferentes “Brasis”: um “verde”, sobre a preservação e a depredação ambiental; outro “de lama”, corrupto e pobre; um “sangrento”, sobre a violência e as drogas; e outro “de plástico”, rico, carnavalesco e à venda para os turistas.
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