A representação imagética do fato e a verdade evanescente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51129Palavras-chave:
Imagem, sentido, subjetividade, linguagem, significação.Resumo
Este trabalho discute a natureza do ponto de vista subjetivo, as interpretações individuais recorrentes dele e a construção de um sentido unívoco e ordenado. Parte das reflexões foram levantadas anteriormente por Pier Paolo Pasolini e Manuela Penafria sobre o filme Zapruder, o plano-seqüência fílmico que registrou o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy. O artigo acrescenta à discussão o livro ficcional de Ian McEwan – «Reparação» – e as conseqüências da busca pelo sentido a partir da imagem. Para tanto, são abordadas as características inerentes da imagem e seu efeito na psicologia humana e na tessitura da vida social midiatizada. O artigo argumenta que a construção do sentido jornalístico é fruto das significações e das expectativas que estão no próprio íntimo e consciência daquele que, mediando o fato, narra a acontecimento.
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