Bossa Nova como régua e compasso: apontamentos sobre a crítica musical no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51230Palavras-chave:
Crítica, crítica musical brasileira, Bossa Nova.Resumo
Este ensaio pretende refletir sobre a crítica musical massiva no Brasil, atendo-se ao período compreendido entre o final dos anos 50 e a década de 60. A hipótese aqui levantada é que os parâmetros em termos de valores estético-musicais aí construídos tornaram-se hegemônicos nos anos posteriores, tendo a Bossa Nova e, sobretudo João Gilberto, como marcos desse processo. Para isso, inicialmente se faz uma reflexão em torno da questão da crítica em termos gerais para posteriormente se fixar na análise do período proposto e da hipótese apresentada.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.