O pesadelo mortal de John Carpenter projetado nas idéias de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51231Palavras-chave:
Audiovisual contemporâneo, John Carpenter, Walter Benjamin, aura, coleção, experiência.Resumo
Nossa proposta visa retomar os estudos de Walter Benjamin para verificar se ainda são atuais e recorrentes algumas de suas temáticas nas mais diferentes áreas da produção cultural massiva e midiática. Neste artigo, escolhemos três temas tratados por Benjamin, o da aura, o da coleção e o da experiência, para discutirmos um exemplo da produção audiovisual contemporânea, o telefilme de horror Pesadelo mortal, do cineasta John Carpenter, feito para a série Mestres do Terror, em 2005. Consideramos pertinente essa discussão não só porque favorece um debate maior sobre os gostos e os repertórios estéticos na cultura midiática, vista como um espaço de mediação entre o massivo e o popular, mas porque possibilita também, através do estudo de um caso exemplar do audiovisual contemporâneo – um filme de gênero dirigido por um cineasta autoral para uma série de televisão –, a revisão e a atualização dos estudos culturais e da teoria da cultura de massa, através de um de seus principais pensadores.
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