A criatividade em jogo: paráfrase e polissemia no processo de produção do discurso publicitário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90001Palavras-chave:
Criação publicitária, discurso publicitário, paráfrase, polissemia, brainstorm.Resumo
Este artigo apresenta como objeto de investigação o processo criativo
publicitário na perspectiva teórica da linguagem a partir da Análise de
Discurso. Em nossa abordagem examinamos o funcionamento polissêmico
e parafrástico do processo de constituição do discurso publicitário. O objetivo
é analisar de que modo afloram nele a criatividade e a produtividade.
Para cumprir tal objetivo, recortamos sequências discursivas produzidas
a partir da observação de um processo criativo em uma agência de
propaganda, e por meio de entrevistas com profissionais de criação que
dele participaram. Assim, atestamos que o processo de criação publicitária
é repleto de paráfrases. Logo, é um lugar de produtividade. Os criativos
trabalham sob o efeito de liberdade criativa, produzindo um efeito de
criatividade na concepção do dizer publicitário.
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