O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?

Autores

  • Marlene Macário Oliveira Universidade Estadual da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Livro didático. Estudo do Meio. Cidade. Urbanização.

Resumo

Quando restrita ao uso do livro didático, a geografia escolar se afasta da com- preensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade e do urbano, praticando um ensino mecânico e funcional, arquétipo de aulas excludentes e segregacionistas da dos habitantes da urbe, inclusive os educandos. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo do meio a partir do lócus das experiências dos alunos para o estudo da complexidade que envolve o tema no processo de ensino- -aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a ci- dade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica à exclusão, à pobreza, à violência e aos diferentes tipos de segregação no currículo escolar, favorece a construção de identidades socioespaciais e o exercício da cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlene Macário Oliveira, Universidade Estadual da Paraiba

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraiba, Guarabira, PB.

Referências

ALMEIDA, R. D. A propósito da questão teórico-metodológico sobre o ensino de geografia. Terra Livre – prática de ensino de geografia, São Paulo: Marco Zero, p. 83-90, 1991.

BRANDÃO, C. A. L. (Org.). As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-134.

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur, 2007.

CARLOS, A. F. A. Apresentando a metrópole na sala de aula. In: CARLOS, A. F. A. et al. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 79-91.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 137-143.

CASTROGIOVANNI, A. C. Diferentes conceitos nas complexas práticas de ensino em geografia. In: TONINI, I. M. et al. (Orgs.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 169-176.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, L. S. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. In: CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. p. 47-70.

DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p.109-125, dez. 1999.

HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF/São Paulo: Contexto, 2006.

KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, M. M. Imagem do livro didático e planejamento do ensino em geografia: desafios a formação de conceitos espaciais. Geograghia, v. 12, n. 24, 2010. Disponível em:<http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/385>. Acesso em: 13 nov. 2014.

OLIVEIRA, C. D. M.; ASSIS, R. J. S. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, jan./abr. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014.

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

RAYS, O. A. Pressupostos teóricos para o ensino da didática. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 43-52.

RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2009.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SOJA, E. W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

SOUZA, M. L. ABC do desenvolvimento urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

TERRIEN, J.; MAMEDE, M.; LOIOLA, F. Trabalho docente e transformação pedagógica da matéria: alguns elementos de gestão de conteúdos no contexto da sala de aula. In: SALES, J. A. M. et al. (Orgs.). Formação e práticas docentes. Fortaleza: Uece, 2007. v. 1. p. 101-118.

VESENTINI, J. W. et al. (Orgs.). Geografia e ensino: textos críticos. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 161-179.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Marlene Macário. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 18, n. 3, p. 609–623, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/90070.. Acesso em: 22 nov. 2024.