O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070Palavras-chave:
Geografia Escolar. Livro didático. Estudo do Meio. Cidade. Urbanização.Resumo
Quando restrita ao uso do livro didático, a geografia escolar se afasta da com- preensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade e do urbano, praticando um ensino mecânico e funcional, arquétipo de aulas excludentes e segregacionistas da dos habitantes da urbe, inclusive os educandos. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo do meio a partir do lócus das experiências dos alunos para o estudo da complexidade que envolve o tema no processo de ensino- -aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a ci- dade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica à exclusão, à pobreza, à violência e aos diferentes tipos de segregação no currículo escolar, favorece a construção de identidades socioespaciais e o exercício da cidadania.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. D. A propósito da questão teórico-metodológico sobre o ensino de geografia. Terra Livre – prática de ensino de geografia, São Paulo: Marco Zero, p. 83-90, 1991.
BRANDÃO, C. A. L. (Org.). As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-134.
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur, 2007.
CARLOS, A. F. A. Apresentando a metrópole na sala de aula. In: CARLOS, A. F. A. et al. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 79-91.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 137-143.
CASTROGIOVANNI, A. C. Diferentes conceitos nas complexas práticas de ensino em geografia. In: TONINI, I. M. et al. (Orgs.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 169-176.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, L. S. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. In: CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. p. 47-70.
DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p.109-125, dez. 1999.
HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF/São Paulo: Contexto, 2006.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, M. M. Imagem do livro didático e planejamento do ensino em geografia: desafios a formação de conceitos espaciais. Geograghia, v. 12, n. 24, 2010. Disponível em:<http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/385>. Acesso em: 13 nov. 2014.
OLIVEIRA, C. D. M.; ASSIS, R. J. S. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, jan./abr. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014.
PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
RAYS, O. A. Pressupostos teóricos para o ensino da didática. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 43-52.
RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2009.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SOJA, E. W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
SOUZA, M. L. ABC do desenvolvimento urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
TERRIEN, J.; MAMEDE, M.; LOIOLA, F. Trabalho docente e transformação pedagógica da matéria: alguns elementos de gestão de conteúdos no contexto da sala de aula. In: SALES, J. A. M. et al. (Orgs.). Formação e práticas docentes. Fortaleza: Uece, 2007. v. 1. p. 101-118.
VESENTINI, J. W. et al. (Orgs.). Geografia e ensino: textos críticos. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 161-179.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 GEOUSP: Espaço e Tempo (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).